quarta-feira, 19 de setembro de 2007

ESTREIOU NO BRASIL O FILME KIRIKOU - OS ANIMAIS SELVAGENS

Finalmente a Europa Filmes lança nos cinemas, contudo, sómente em algumas salas de São Paulo. A maioria das pessoas vão ter que esperar até o lançamento do DVD. para saber quais os cinemas que estão passando Kirikou clique aqui.

Para ver algumas imagens (em formato GIF) do filme clique aqui.

Para ver e baixar o trailer do filme vá para a postagem KIRIKOU NOS CINEMAS.

Kirikou - Os Animais Selvagens
Celso Sabadin
Retirado do site yahoo! cinema

Em 1998, o roteirista, cineasta e animador francês Michel Ocelot encantou o mundo (bom, pelo menos o mundo ligado no circuito alternativo de cinema) com seu longa de estréia, Kiriku e a Feiticeira. De traços simples, idéias ágeis e recheado de cultura africana, o desenho animado ganhou mais de uma dezena de indicações e prêmios em vários festivais mundiais, principalmente os de animação e os ligados à temática infantil.


Dois anos mais tarde, Ocelot lançou o também encantador Príncipes e Princesas, contando histórias mágicas por meio de desenhos silhuetados não menos mágicos, mas sem o reconhecimento popular do seu trabalho anterior. Em 2005, foi a vez de Kirikou - Os Animais Selvagens, antes de, em 2006, o cineasta se superar com o hipnotizante As Aventuras de Azur e Asmar, uma fábula mergulhada na cultura muçulmana.

No circuito brasileiro, Azur e Asmar foi exibido antes de Kirikou - Os Animais Selvagens, que agora desembarca por aqui com a grafia original (“Kirikou”), que havia sido simplificada para “Kiriku” no filme de 98. Mas, afinal, quem é Kirikou (ou Kiriku?). Trata-se de um garotinho africano que, literalmente, já nasceu falando. Apesar de bem pequenino, o precoce Kirikou é extremamente inteligente e nunca se deixa abater pelas dificuldades da vida, por maiores que elas possam parecer. No primeiro filme, ele salva sua aldeia da terrível bruxa Karaba. A saga prossegue nesta continuação: Karaba ainda quer destruir a aldeia do pequeno africano, lançando sobre ela as mais diferentes pragas, feitiços e maldições. Mas, munido de alto astral, inteligência e uma saudável molecagem, Kirikou tira tudo de letra.

São histórias simples que acompanham a ingênua simplicidade do traço de Ocelot. E é justamente neste despojamento naïf que reside o encanto do filme. Assim como Kirikou resiste à bruxa, Ocelot resiste à sedução da tecnologia 3D “estilo Pixar”. Ele é um contador de histórias à moda antiga, do tipo que ainda manda flores e que faz questão de cooptar como co-autor de seus filmes a sempre vívida imaginação de quem os assiste. Crianças ou adultos, tanto faz: Kirikou - Os Animais Selvagens é um filme para toda a família, para todas as idades. Aliás, já passou da hora de parar de se rotular desenho animado como filme para criança.

A lamentar, somente o fato das canções originais em francês não terem sido pelo menos legendadas nas cópias dubladas em português que estão sendo distribuídas no Brasil. Quem não entender o idioma vai perder um pouco do filme.

Um comentário:

  1. texto perfeito parabéns pela informação que trasmite ao publico...

    Abraços.

    ResponderExcluir

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.