domingo, 30 de março de 2008

LANÇAMENTO EM RECIFE DE LIVRO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA

Retirado do site da Ação Educativa

Publicação é resultado de pesquisa realizada em escolas de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador e tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao tema.
Em 31 de março, será lançada em Recife a obra “Igualdade das relações étnico-raciais na escola – Possibilidades e desafios para a implementação da Lei 10.639/2003”. A publicação é resultado de consulta sobre o tema e foi realizada em escolas públicas de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.
A intenção foi ouvir a comunidade escolar e reconhecê-la como sujeito de direitos, de forma a contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao tema.
O livro já foi lançado em São Paulo e Salvador e será apresentado em Belo Horizonte, Brasília, na Conferência Nacional de Educação Básica, e durante o V Congresso Nacional de Pesquisadores Negros. ”Houve um retorno muito positivo. As pessoas estão procurando a obra para utilizá-la como consulta em pesquisas”, destaca Tânia Portella, assessora do Programa Pesquisa e Ação Política, da Ação Educativa. As publicações são distribuídas a pesquisadores, organizações parceiras e sujeitos com condições de elaborar políticas públicas.
A consulta nacional é resultado de uma parceria entre a Ação Educativa, Ceafro (Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero), CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), e MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil). “O objetivo do programa é ter uma percepção das relações raciais na escola e, com isso, influenciar políticas públicas relacionadas à temática da eqüidade social”, completa Tânia. Participaram da consulta um total de 15 escolas, cinco de cada uma das três cidades, de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.