sexta-feira, 13 de junho de 2008

UNIOESTE APONTA SISTEMA DE COTAS

Retirado do site do Gazeta do Povo. Só para constar a unioeste tem que cumprir uma lei estadual que manda criar seis vagas a mais para candidatos indígenas. Esta lei atinge seis universiades estaduais do Paraná. Clique aqui para acessar o link da lei.

Mudanças no vestibular
Instituição divulga data e lista de livros para o processo seletivo 2009

13/06/2008

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aprovou nesta quinta-feira (12) quatro mudanças para o vestibular de 2009. No próximo concurso haverá implantação do sistema de cotas para alunos oriundos de escolas públicas, inclusão das matérias de Filosofia e Sociologia, modificações no sistema de zeramento das provas e a retirada da bonificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no processo de seleção.
Ficou definido que no próximo vestibular 40% das vagas oferecidas nos concursos vestibulares da instituição serão destinadas para alunos que tenham cursado as séries finais do ensino fundamental e médio em escolas públicas. Em 2008, foram ofertadas 2.319 vagas distribuídas em 34 cursos.

“A média de alunos matriculados na Unioeste nestes quatro últimos anos é de 69% de alunos de escolas públicas”, informou o diretor de Concurso Vestibular da Universidade, professor João Carlos Cattelan.
Cattelan explicou que o objetivo é possibilitar maior inserção dos alunos de escolas públicas em cursos mais concorridos e adequar a universidade às políticas de fomento e de destinação de recursos para universidades por meio de editais de fundações e conselhos. O diretor afirmou ainda não está definido como será feito o processamento para a inscrição e matrícula dos alunos cotistas.

Enem e Zeramento
A partir do Vestibular 2009 não será mais possível o ingresso de candidatos pelas notas obtidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Até o último concurso, realizado no ano passado, o candidato tinha acréscimo de 5% de pontos no total da nota que obtinha nas provas.
Outra mudança é quanto ao processo de zeramento. O candidato que zerar na matéria de português ou em uma matéria de conhecimentos específicos ou em duas outras matérias estará automaticamente excluído do processo de seleção. O zeramento, até o vestibular do ano passado, era permitido em uma matéria qualquer desde que não fosse português.

Novas Matérias
A Diretoria de Concursos também informa que, para o próximo vestibular, serão incluídas as matérias de Filosofia e Sociologia. Na primeira etapa, os vestibulandos terão que responder quatro questões de Filosofia e quatro de Sociologia.
Será excluída uma questão de cada matéria tradicionalmente cobrada nas provas do concurso. No último vestibular, cada matéria tinha oito questões. No próximo, serão sete, totalizando 71 questões nas provas da primeira etapa.
Na segunda etapa, as duas novas disciplinas serão escolhidas pelos cursos. A Diretoria de Concurso Vestibular divulgará até o final deste mês a tabela de matérias de conhecimentos específicos de cada curso a ser ofertado no vestibular 2009.
Catellan ainda salienta que no total serão aplicadas no vestibular da Unioeste as disciplinas de Literatura, Português, História, Geografia, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Sociologia e Geografia, além das matérias de Língua Estrangeira, dais quais o candidato pode fazer opção por Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano além da Redação.


Serviço
A Unioeste definiu o cronograma para o vestibular 2009. A primeira etapa acontece no dia 23 de novembro, das 8h30 às 13h, em locais a serem definidos nas cinco cidades sede dos campi da universidade. A segunda etapa será em 14 de dezembro, das 8h30 às 12h30.
As inscrições, serão dos dias 6 de outubro a 4 de novembro. Os pedidos de isenção para a inscrição ao vestibular Se dará dos dias 6 a 8 de outubro para a retirada dos formulários e 7 a 10 de outubro para a devolução destes. O resultado dos candidatos que receberão o benefício será divulgado no dia 29 de outubro, sendo que a inscrição para os isentos será dos dias 30 de outubro a 4 de novembro.
Obras Literárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.