domingo, 28 de setembro de 2008

UERJ TEM SÉRIE DE ATIVIDADES SOBRE O MOVIMENTO NEGRO

Retirado do site Revista da História.

24/09/2008
Arte negra

De 6 a 9 de outubro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro sediará o seminário "Estética e Negritude no Brasil Contemporâneo: Reapropriação, legitimidade e espetacularização das expressões afrobrasileiras". A programação conta com oficinas, exposições, espetáculos teatrais, lançamentos de livros e palestras. Confira alguns destaques:
Dia 6: Exposição de fotografias “O corpo negro no audiovisual: Januário Garcia”, lançamento livro “Onde está o Negro na TV Pública” e espetáculo teatral com Elisa Lucinda, no Teatro Noel Rosa às 20h.

Dia 7: Conversa com Muniz Sodré sobre as concepções estéticas no Brasil contemporâneo às 09h30. Após, debate com Helena Teodoro e Jacques d`Adesky sobre "Negritude(s) em trânsito e reapropriação do belo" às 11h30. Na parte da tarde, oficina de roteiro com Antonio Molina na Sala da Mediateca das 14h às 18h. O espetáculo teatral da Cia. dos Comuns fecha as atividades do segundo dia no Teatro Noel Rosa às 20h.

Dia 8: Palestra sobre "Reapropriação e legitimidade das expressões afrobrasileiras" com Nei Lopes às 09h na Capela Ecumênica. Após, Emanuel Araújo discute a estética negra no Museu Afro-brasileiro. Produtores cariocas irão discutir a ausência de negros no mercado cultural às 14h30. Os Crespos apresentam espetáculo às 20h.

Dia 9: Luiz Paulo Lima (Rede Record de Televisão), Antônio Pilar (Black & Preto), Maria Ceiça (CIDAN) e Jorge Coutinho (Presidente do Satedrj) falam sobre "Agência Negra e Grande Mídia: inserção e ativismo político" na Capela Ecumênica das 09h às 11h30. Depois, no mesmo lugar, haverá uma mesa redonda sobre a música negra contemporânea. Das 14h às 18h, MV Bill e B Negão falam sobre poética e política no Hip Hop. Paralelamente, Carmem Luz, Valéria Monã e Cobrinha darão uma oficina de dança.
A cerimônia de encerramento será no Teatro Odylo Costa Filho às 19h, que receberá também uma homenagem aos cineastas Waldir Onofre, Zózimo Bulbul e Joel Zito, além do espetáculo de teatro com o Bando de Teatro Olodum às 20h. Mais informações e inscrições no site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.