domingo, 19 de outubro de 2008

UFRJ: MULHERES NEGRAS MORREM MAIS DE ABORTO

Retirado do site notíciais Terra.

Quarta, 15 de outubro de 2008.

Um estudo divulgado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), feita com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, aponta que as mortes decorrentes de abortos clandestinos vitimam mais mulheres negras e pardas que mulheres brancas no Brasil. Segundo o levantamento, das 565 vítimas de aborto entre 1999 e 2005, 50,6% eram mulheres negras e pardas.

A pesquisa da UFRJ mostra também que, embora os homens brancos ainda sejam as maiores vítimas do HIV, no período estudado, a doença avançou mais (44,1%) entre as mulheres negras e pardas, contra 27,7% entre as brancas, 20,4% entre os homens negros e pardos e 0,07% entre os brancos.
De acordo com o coordenador do estudo, Marcelo Paixão, os dados refletem a falta de acesso a políticas públicas. "A exposição a esse contágio está incidindo de forma desigual nesse grupo, provavelmente, relacionado às baixas condições econômicas e de acesso a informações, inclusive, de tratamento da doença, que é gratuito", lembrou.
A publicação da UFRJ mostra também que a população negra e parda, em geral, é a mais afetada por doenças ligadas à pobreza, como a malária, hanseníase e leishmaniose. E, ao contrário de todos os outros segmentos, os homens pretos e pardos têm nos fatores externos, como a violência, a principal causa de morte.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.