domingo, 30 de novembro de 2008

BOLSA DE ESTUDO PARA A CULTURA

Recebido por email. Esta é uma boa oportunidade para todos que querem discutir questões culturais que envolvam terreiros ou descedência quilombola ou jongueira, ou mesmo o samba. Bom, o edital já foi lançado. Boa a sorte a todos que tentarem.

Ministérios da Cultura e da Educação lançam novo edital na área de Ensino Superior

A pesquisa universitária de pós-graduação ganhou hoje, 10 de novembro, um novo incentivo institucional. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, assinaram termo de cooperação e lançaram o Edital nº 7/2008 Capes/MinC Programa Pró-Cultura que irá conceder 48 bolsas de ensino, stricto sensu (Mestrado), para pesquisas na área cultural.O programa é fruto de um trabalho conjunto de mais de ano, entre a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC) e a Capes e visa fomentar a pesquisas universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1.200,00, cada uma.O edital deverá ser publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 11 de novembro, e dá prazos até 31 de março do próximo ano, para que as instituições de ensino superior apresentem à Capes os projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica na área da Cultura. A divulgação dos selecionados será realizada a partir de abril de 2009.

O ministro Juca Ferreira, antes de assinar o termo de cooperação com a Capes, comentou que a parceria a ser firmada insere-se na idéia de criar uma infra-estrutura no Brasil capaz de viabilizar o desenvolvimento das mais variadas formas de expressão cultural do país.

"É preciso assumir a diversidade cultural brasileira como um patrimônio. Isto implica na disponibilizaçã o de bens e serviços culturais para todo o território nacional, para todas as áreas da cultura, desde manifestações tradicionais até expressões artísticas de ponta, que trabalham com novas tecnologias" , comentou. O ministro salientou, ainda, que pretende desenvolver parcerias com o MEC em todos os níveis de ensino, da educação fundamental à área de pós-graduação.

Parcerias com o MEC

"O lançamento deste programa compõe uma tríade de ações na área de ensino superior, entre MEC/MinC, com outros dois editais", comentou o gerente de Políticas Culturais, Pablo Martins, responsável pela coordenação deste trabalho no Ministério da Cultura. Os demais editais, já em andamento, são o PROEX (vinculado às atividades de extensão universitária) e o Cultura e Pensamento (que fomenta o debate intelectual no meio universitário) . "O programa Pró-Cultura, que está sendo lançado hoje, amplia a nossa parceria para a área internacional" , detalhou o gerente. A previsão, segundo ele, é incluir no programa, em meados de 2009, a concessão de bolsas de ensino para faculdades no exterior.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, explicou que o novo edital consiste na retomada e aperfeiçamento do antigo programa MinC/MEC, o PAEX (de apoio à apresentação de trabalhos científicos no exterior), agora com a inclusão de cláusulas nos contratos de concessão das bolsas, que obrigam os estudantes a aplicarem no Brasil, os conhecimentos desenvolvidos nas pesquisas. "Estávamos perdendo muitos talentos para o exterior", explicou o presidente da Capes, a necessidade de se rever o antigo edital.

As áreas temáticas da Cultura prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas são: Cultura, Arte e Novas Tecnologias; Cultura, Manifestações Artísticas e Conhecimentos Tradicionais; Cultura, Memória e Patrimônio; Cultura Populações e Territórios; Cultura, Cidadania e Inclusão Social; Cultura, Estado, Legislação da área de Cultura e Políticas Públicas; Cultura, Economia e Desenvolvimento; e Cultura, Globalização e Diversidade.

A preferência para a seleção dos bolsistas, conforme o edital, será dado a projetos que promovam o diálogo e a interação das pesquisas com os conhecimentos da cultura tradicional do país; promovam a articulação das universidades com empresas; realizem a apresentação de conteúdos em formatos audiovisual e/ou digital; façam a divulgação dos resultados em seminários, oficinas e eventos culturais, entre outros aspectos.(

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura)

Visite o site: http://www.cultura.gov.br/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.