quinta-feira, 25 de junho de 2009

UFSJ ADERE AO SISTEMA DE COTAS

Retirado do site da UFSJ.
Para baixar a resolução do conselho universitário clique aqui.

25/06/2009) - UFSJ adere ao sistema de cotas

A partir do próximo processo seletivo (vestibular), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) reservará metade das vagas oferecidas em todos os cursos para estudantes que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas. Esta parcela de vagas será preenchida por autodeclarados brancos, negros (pretos ou pardos) e indígenas, na mesma proporção dessas raças ou cores no conjunto da população total de Minas Gerais. A proporcionalidade a ser adotada levará em consideração os dados do último Censo Demográfico do IBGE.
A decisão foi tomada, segunda-feira, 22, pelo Conselho Universitário (Consu). A forma de definição do grupo étnico a que pertencem os candidatos será pela autodeclaração, mesma sistemática adotada pelo IBGE e por outras universidades federais. Na inscrição ao vestibular, o estudante deverá declarar o grupo de raça ou cor a qual pertence.

Relatório
A decisão do Consu se baseia no relatório da Comissão de Políticas de Ações Afirmativas (CPAA) que começou seu trabalho em junho do ano passado. Essa Comissão teve o objetivo de informar e discutir abertamente o tema com a comunidade, no intuito de sugerir à instituição uma política que garanta melhores condições de acesso a grupos sociais praticamente excluídos do ensino superior público. A CPAA tinha representantes de professores, estudantes, técnicos e da comunidade externa e promoveu debates públicos nos campi de São João del-Rei, Divinópolis e Alto Paraopeba. Esses eventos tiveram como convidados autoridades no assunto em nível nacional, que apresentaram e discutiram argumentos pró e contra a inclusão de cotas nas universidades. Após os debates e levantadas as devidas informações, a CPAA elaborou o relatório encaminhado ao Consu. “O trabalho foi árduo, mas entendo que alcançamos o objetivo”, avalia o presidente da CPAA, professor Erivelton Geraldo Nepomuceno.


Acompanhamento
Com a aprovação da reserva de vagas, está prevista a criação de uma comissão permanente, que fará a avaliação sistemática da implantação do sistema na UFSJ. “Assim que percebermos que a Universidade já fez a sua parte, isto é, contribuiu para diminuir o abismo que separa alguns setores da comunidade do acesso ao ensino superior, a reserva de vagas poderá ser revogada”, prevê o reitor.
Segundo ele, a reserva de vagas garantirá maior poder de acesso a estudantes com dificuldades de ingressar na universidade federal. Helvécio ressalta também a maturidade da UFSJ no tratamento da questão “A Comissão debateu abertamente o tema durante um ano, o Conselho Universitário decidiu com serenidade e a Universidade está dando uma resposta a uma demanda real que existe em nossa sociedade”.
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.