quarta-feira, 24 de junho de 2009

VERSTIBULAR DA UERJ PODE TER SIDO ÚLTIMO COM REGIME DE COTAS

Retirado do site do Noticias Terra.

Segunda, 22 de junho de 2009


No domingo, 66.764 estudantes fizeram a primeira prova de qualificação da Uerj. Esse pode ter sido o último vestibular estadual sob o regime de cotas - e o índice de faltosos, 5,8%, foi o menor em quatro anos. Graças a um acordo com o Tribunal de Justiça, a reserva de vagas foi mantida este ano, mas liminar concedida dia 25 de maio pelo Órgão Especial do TJ suspendeu o 'atalho' para negros, indígenas, estudantes de escolas públicas e portadores de deficiência à Uerj, Uezo e Uenf. Ontem, o estresse da prova foi dobrado para quem teme ser esta a última chance de tentar entrar para uma faculdade pública como cotista.
"Acho que tudo deveria continuar como está. Isso vai atrapalhar muita gente. Sem as cotas fica quase impossível", lamenta André Luiz Pereira, 19 anos, que disputa vaga no curso de Oceanografia.
Moradoras da Zona Oeste, Patrícia Cardoso, 23, e Mayara Freire, 17, estudam em escolas públicas, fazem pré-vestibular comunitário na ONG Educafro e estão pelo segundo ano tentando vaga na Uerj. Elas intensificaram os estudos e rezam para passar já. Sabem que a briga para entrar na universidade será mais acirrada sem o benefício das cotas, ano que vem. "A impressão que dá é que não querem ajudar a população. Não podemos desistir de lutar pelos nossos direitos", disse Mayara, que pretende cursar Medicina. "Estudei a vida toda em colégio público, e o ensino era muito deficiente. Sem cotas, as chances são limitadas", concordou Patrícia, que quer estudar Matemática.
Novo JulgamentoO governo do estado já tentou, sem sucesso, derrubar a liminar do TJ. Mas não desistiu de perpetuar o sistema de reserva de vagas. Terá nova chance em agosto, quando, segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o mérito da questão deverá ser julgado novamente.
"Estamos batalhando para que as cotas sejam mantidas", disse Elisabeth Murad, diretora do Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj. A política de cotas está em vigor desde 2003. Por lei, 45% das vagas são para cotistas. Filhos de policiais e bombeiros que morreram em serviço também são beneficiados.
Conteúdo para prova discursiva foi reduzidoDia 1º de julho será divulgada a nota dos candidatos. Quem for aprovado na qualificação sofrerá menos nas provas discursivas, marcadas para 6 de dezembro. Elisabeth Murad contou que o conteúdo será reduzido. "Deixamos o mínimo indispensável para o candidato terminar o Ensino Médio e ingressar na graduação. Queremos um candidato de cabeça bem feita, não de cabeça cheia", revelou. Em agosto, a Uerj divulgará os pontos que serão cobrados. Para a segunda etapa só passa quem conseguir os conceitos A, B, C ou D.
Só 4.117 dos 70.941 inscritos faltaram à prova ontem. A seleção também inclui o acesso às academias que formam oficiais bombeiros e da PM. Hoje e amanhã a Uerj recebe os recursos contra os gabaritos e questões das 10h às 17h no campus do Maracanã.
As inscrições para o segundo exame de qualificação serão entre 15 de julho a 5 de agosto no site www.vestibular.uerj.br. As provas serão dia 13 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.