sábado, 24 de outubro de 2009

TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Retirado do interessante blog Pitacos-sociologicos. Já baixei os dois artigos para ler.

12 Outubro 2009

O conceito de representação foi cunhado na sociologia e na antropologia, mais precisamente nas obras de Émily Durkheim e de Lévi-Bruhl.

Entratanto, teoria das Representações Sociais, forma sociológica da psicologia social, originou-se na Europa com a publicação feita por Serge Moscovici (1961) de seu estudo La Psychanalyse: Son image et son public. Moscovici afirma que a noção de representação coletiva de Durkheim descreve, ou identifica, uma categoria que deve ser explicada a um nível inferior. É aqui que surge a noção de representação social de Moscovici. Ele julga mais adequado, num contexto moderno, estudar as representações sociais numa perspectiva psicosocial.
Por serem ao mesmo tempo ilusórias, contraditórias e ‘verdadeiras’, as representações podem ser consideradas matéria-prima para a análise do social e também para a ação pedagógico-política de transformação, pois retratam a realidade. Porém é importante observar que as representações sociais não conformam a realidade e seria outra ilusão tomá-las como verdades científicas, reduzindo a realidade à concepção que os atores sociais fazem dela.
Na pesquisa qualitativa, o social é visto como um mundo de significados passível de investigação e a linguagem dos atores sociais e suas práticas as matérias-primas dessa abordagem.
É o nível dos significados, motivos, aspirações, atitudes, crenças e valores, que se expressa pela linguagem comum e na vida cotidiana, o objeto da abordagem qualitativa
Desta forma, a realização de pesquisa qualitativa tendo como enforque a teoria das representações sociais, valoriza a linguagem oral sem descartar as demais modalidades lingüística, priorizando a entrevista (individual ou em grupo) para a coleta de dados, podendo ser utilizada ainda a observação como técnica complementar, além de dinâmicas de expressão corporal e artísticas para facilitação das expressão das representações dos sujeitos da pesquisa.

Algumas dicas de Leitura:
A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA OS ESTUDOS ÉTNICOS NO BRASIL: BALANÇO TEÓRICO-CONCEITUAL
Este artigo tem por propósito fazer uma discussão sobre a Teoria das Representações Sociais e sua importância para os estudos étnicos no Brasil. Partindo de autores como Pierre Bourdieu, Homi Bhabha e Stuart Hall, pretende-se contribuir para o aprofundamento da discussão teórico-conceitual e possibilitar a construção de categorias instrumentais para a pesquisa na área das ciências humanas, particularmente no que se refere às pesquisas sobre as representações sociais sobre os negros.
TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E TEORIAS DE GÊNERO
Este texto objetiva oferecer uma breve panorâmica da teoria psicossociológica das representa-ções sociais, estabelecendo algumas pontes com as teorias feministas de gênero. Nesse sentido,percorre as origens e fundamentos da teoria de Moscovici, as suas variações e alguns pontos deconvergência com as teorias feministas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.