quinta-feira, 9 de agosto de 2007

DISCUSSÃO SOBRE RAÇA NO PNAD DO IBGE

PNAD significa Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar e consiste em apontar amostra de dados socioeconomicos diversos. Para maiores detalhes clique IBGE


Ao longo do ano de 2002 o IBGE realizou uma serie de reuniões com movimentos sociais e intelectuais para elaborar uma proposta de mudança de metodologia para melhorar o entendimento sobre a percepção de origem das pessoas relacionado-as a cor/raça.
Citando um trecho do relatório de São Paulo: “Estas reuniões de trabalho se dirigem a consultar pesquisadores, usuários e representantes dos movimentos negro e indígena sobre esta pesquisa, que propõe sua inclusão como um suplemento na PNAD/2003. Uma nova proposta mais aprofundada sobre a classificação por cor/raça/etnia da população, deverá tentar contemplar todas as dimensões que esta questão envolve.”

Tendo em vista que as pesquisas governamentais são difíceis de mudar na sua metodologia só saberemos os resultados depois do próximo censo, em 2010. De qualquer forma clique aqui para ter acesso aos textos que foram usados para ajudar na discussão e atas de algumas reuniões.