quinta-feira, 9 de agosto de 2007

DISSERTAÇÃO SOBRE OS CENSOS POPULACIONAIS NO BRASIL

A imagem ao lado faz parte da dissertação: “As fontes estatísticas em relações raciais e a natureza da investigação do quesito cor nas pesquisas sobre a população no Brasil: Contribuição para o estudo das desigualdades raciais na educação.”, da Aparecida Tereza Rodrigues Regueira.

A autora, não contente em expor a dissertação em PDF, elaborou a apresentação por meio de uma exposição multimídia que da ainda mais vontade de ler esta pesquisa, elaborada em 2004 na UERJ, que vasculha os censos brasileiros no século XIX (1872 e 1920) e todos os outros ao longo do XX.

Identificar como os diversos governos encaravam os brasileiros dentro da questão racial é um desafio gigantesco, mas a autora cumpre este objetivo com maestria. Ela ainda merece mais aplausos por ter tido o cuidado de escanear folhas importantes dos diversos censos para disponibilizar como anexo ao invés de simplesmente digitá-los.

Uma obra que merecia ser publicada, mas enquanto isso não ocorre (e a pagina da UERJ não disponibiliza) clique nos dois links abaixo. Crie uma pasta no computador e salve este dois arquivos. Para abri-los use o programa Winrar para descompactar e clique no aplicativo de nome "Autrorun" que abrira uma janela como a da imagem acima
primeira parte



segunda parte

SUMARIO
Introdução..12
1 - A discussão racial no Brasil: fundamentação Teórica..19
2 - A cor nas estatísticas da população brasileira (1872-2003) e o mapeamento de fontes..60
3 - Os depoimentos daqueles que discutem a questão racial No Brasil...118
4 - Considerações finais..133
Referências..136

Anexos..141

2 comentários:

  1. Como vão? Foi com imensa surpresa e alegria que li os comentários a respeito de minha Dissertação de Mestrado. Agradeço, a vocês o incentivo, que de uma forma gostaria de retribuir, colocando à disposição cópia de tal pesquisa. Meu e-mail pessoal: cida_regueira@oi.com.br
    Contatem-me quando quiserem.
    Um grande abraço e parabéns pelo Manifesto.

    ResponderExcluir
  2. Olá obriado pelo incentivo e desculpe-nos a demra para responder e entrar em contato com você.

    ResponderExcluir

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.