sábado, 29 de setembro de 2007

PNAD 2007 - SINTESE DE INDICADORES SOCIAIS




Bom, nos jornais que estão noticiando os dados do PNAD 2007 (Pesquisa Nacional Domiciliar) não estão noticiando dados que envolvam a questão racial no Brasil. No mínimo intrigante, pois ao darmos uma olhada no site do IBGE e na pesquisa citada facilmente encontramos estes tipos de dados.
Para baixar a pesquisa clique na imagem ou neste link alternativo.


Clicando aqui vc pode ler uma sinopse que o IBGE publicou no site sobre o PNAD 2007.

Abaixo vai um trecho da pesquisa e dois gráficos relacionando escolaridade/raça e escolaridade/raça/renda, para ampliá-los clique nas respectivas imagens.


"Uma conseqüência destes diferenciais educacionais pode ser percebida entre as pessoas de 25 anos ou mais de idade que alcançaram 15 anos ou mais de estudo, ou seja, que completaram o nível superior de ensino. No Brasil, em 2006, apenas 8,6% possuíam este nível de escolaridade. Desse conjunto que concluiu a graduação universitária, 78% eram de cor branca, enquanto os de cor preta, 3,3%, e os pardos, 16,5%. Por outro lado, no interior de cada grupo de cor, mais de 12% dos brancos concluíram o terceiro grau de ensino, enquanto que para pretos e pardos esta participação não alcança a 4%, uma proporção mais de 3 vezes menor (Tabelas 8.8 e 8.9).


Como comportamento associado a estas desigualdades educacionais, os rendimentos médios percebidos por pretos e pardos se apresentam sempre menores que os dos brancos. As informações, contudo, mostram também como as diferenças de rendimentos não podem ser explicadas apenas pelas desvantagens de escolaridade da população de cor ou raça preta e parda. Desde que são considerados os rendimentos- hora de acordo com grupos de anos de estudo (Tabela 8.10), sem exceção os brancos aparecem favorecidos. Comparando os rendimentos por cor ou raça dentro dos grupos com igual nível de escolaridade, consegue-se perceber a persistência do efeito racial, com o rendimento-hora dos brancos em média 40% mais elevado que o de pretos e pardos (Gráfi cos 8.4 e 8.5).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.