segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Cultura Quilombola em debate: Inscrições abertas para o Fórum Quilombola - Cultura e Empreendimento, da PUC Minas em Contagem

Cultura Quilombola é tema de fórum na UniversidadeA PUC Minas em Contagem realizará, nos dias 25 e 26 de outubro, o Fórum Quilombola: Cultura e Empreendimento. O evento, que será desenvolvido pela Coordenadoria de Extensão da Unidade, em parceria com PUC Trading Consultoria empresa Junior de Comércio Exterior, terá uma programação diversificada com palestras, feiras com exposição de produtos produzidos pelas comunidades, rodada de negócios, apresentações e debates.
Um destaque especial do fórum é a participação de grupos quilombolas que desenvolvem, em parceria com a Universidade, um trabalho de fixação do homem e sua região, através do desenvolvimento econômico e da valorização do empreendedorismo - diversificação das atividades e geração de renda.
O evento apresentará, também, a história dos quilombolas, que tem sua origem nos negros, cujos antepassados resistiram à escravidão e formaram agrupamentos de refugiados: os quilombos. Os moradores destas comunidades possuem na identidade étnica e na ligação com a terra, a base para a sua organização. São caracterizados por sua resistência, conquistas e valorização cultural.
Extensão Universitária
O Fórum Quilombola é um exemplo do papel que a extensão universitária desempenha na PUC Minas. É um dos espaços privilegiados para promoção de atividades de caráter interdisciplinar, com a parceria dos alunos dos diversos cursos, contribuindo para o aprimoramento da forma de produzir conhecimento.
Para fazer sua inscrição, preencha a ficha de inscrição e envie para o e-mail forumquilombola@pucminas.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.