segunda-feira, 22 de outubro de 2007

PARQUE MEMORIAL QUILOMBO DOS PALMARES

PATRIMÔNIO AFRO: Parque Memorial Quilombo dos Palmares será inaugurado em novembro Brasília - A inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e da ministra de Turismo, Marta Suplicy.
A provável data de inauguração ficou acordada em reunião realizada no último dia 4 de julho entre o governador Teotonio Vilela Filho, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, e o gestor de projetos sociais da Petrobras, Fernando Francisca. Na reunião, realizada em Maceió, ficou acordado que o Ministério da Cultura financiará a recuperação da estrada de acesso ao Parque Memorial, numa extensão de seis quilômetros, cujas obras deverão ser iniciadas nos próximos dias. As despesas da cerimônia serão custeadas pelo Governo do Estado de Alagoas. O governador Teotonio Vilela Filho afirmou que vai se reunir com o prefeito de União dos Palmares, José Pedrosa, no sentido de unir esforços para organizar o evento. "Sou entusiasta do potencial que a Serra da Barriga tem e convicção de que no futuro será a referência de turismo em Alagoas e no mundo", destacou Teotonio Vilela. O presidente da Fundação Cultural, vinculada ao Ministério da Cultura, Zulu Araújo, ressa
ltou que a obra total foi orçada em R$ 2 milhões. "O parque é o primeiro do país a homenagear o maior movimento de resistência contra a escravidão no Brasil e América Latina", reforçou. Segundo ele, a Fundação Cultural Palmares é responsável pela formulação e implementação de políticas públicas para promoção e difusão da preservação da cultura negra no país.
A construção do parque, de acordo com ele, contou com os investimentos dos ministérios da Cultura e do Turismo, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras, que promove a capacitação e, conseqüente, geração de emprego e renda para gestão daquele patrimônio. "Nossa meta é gerar emprego e renda para o Estado, sobretudo para os protagonistas do parque, ou seja, os afro-descendentes" , salientou Zulu Araújo, acrescentando que esta parcela representa 61% da população alagoana. "A nossa intenção é inserir no mercado os jovens afro-descendentes e trabalhar neles a conscientizaçã o. Alagoas é o primeiro estado do país que deu, em 21 de março de 1997, o primeiro herói oficial negro do país", destacou.
Dentre os espaços contemplativos do parque estão o Acotirene: uma saudação aos orixás; Quilombo dos Palmares: a saga de Palmares; Ganga-Zumba: Palmares é uma nação; Caá-Puêra: dançando, comendo e bebendo; Aqualtune: reflexão, meditação e oferenda. Os turistas contarão ainda com estrutura de apoio como restaurante, casa de farinha, ocas, casa do campo santo, terreiro das ervas, lagoa encantada dos negros, dentre outros espaços que promovam a disseminação da cultura negra e o conforto para nativos e visitantes.