quarta-feira, 28 de novembro de 2007

DOCUMENTÁRIO NA TVE: ILYALODE - DAMAS DA SOCIEDADE

Programação sexta-feira, 30 de novembro.
Iyalode - Damas da Sociedade

O documentário que o Sexta Independente exibe na sexta-feira, 30 denovembro, às 21h, faz um mergulho na vida de quatro mulheres que, nofinal dos anos 50, trouxeram o candomblé para a cidade de São Paulo. Na época, incompreendidas pela maioria dos paulistanos, elasinstalaram seus terreiros em casas, casebres e casarões da maiormetrópole brasileira.

Afastados da região central da cidade, os terreiros, além de lugarsagrado para seus adeptos, hoje são pontos de referência e de culto auma das religiões mais tradicionais da cultura brasileira. Algumasdessas mães-de-santo pioneiras abriram as portas de suas casas para agravação de Iyalode, documentário que foge completamente dosestereotipados batuques das baianas, lugar-comum no imagináriopopular. O filme mostra um candomblé vivido na pele e traça um perfilda tradição afro-brasileira que, ainda hoje, consegue calar o barulhoda metrópole com suas festas e rituais.

Mãe Pulquéria, Mãe Juju, Mãe Ada e Mãe Sessu contam como se iniciaramna religião e conseguiram fincar raízes na cidade. Mães, esposas edonas de casas, e ao mesmo tempo senhoras de um conhecimento enorme,elas abrem sua intimidade e contam como a escolha pelo candomblédeterminou e transformou suas relações familiares e também com umasociedade que não está acostumada a ver a mulher à frente de algo tãodelicado como a religião. Sacerdotisas de seu tempo, elas comandam umverdadeiro legado de responsabilidade com seus terreiros efilhos-de-santo, deixam de lado a soberania e contam como vivemocupando o posto de mãe.

Iyalode – Damas da sociedade ganhou o primeiro Prêmio Palmares deComunicação, promovido pela Fundação Palmares/MinC.
Roteiro e direção Maria Emilia Coelho e José Pedro da Silva Neto.Realização Polo de Imagem/Pacto Audiovisual.2005. 52 minutos.

Um comentário:

  1. É possível baixar ou comprar o documentário ''Damas da Sociedade''

    Obrigada

    ResponderExcluir

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.