quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO É CONSENSO EM TODOS OS PAÍSES

Retirado do site do Observatório da Imprensa

Noção de liberdade de imprensa é relativa

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 11/12/2007
Uma imprensa livre é essencial para uma sociedade livre, certo? Pesquisa realizada pelo instituto canadense GlobeScan em 14 países descobriu que esta noção não é tão forte quanto se poderia pensar. Entre os entrevistados, apenas 56% acreditam que a liberdade de imprensa é algo muito importante para uma sociedade democrática; 40% disseram que a manutenção da harmonia social é mais importante, mesmo que para isso a liberdade da imprensa seja minada. "Enquanto as pessoas geralmente apóiam uma mídia livre, a visão ocidental da necessidade de uma imprensa livre para garantir uma sociedade justa não é compartilhada em todo o resto do mundo", afirma Doug Miller, diretor do instituto.
A pesquisa também tratou da confiança do público em veículos de comunicação, e viu que novamente as opiniões diferem bastante entre um país e outro. Países como Rússia, Alemanha, Reino Unido e EUA ficaram entre os que têm uma imprensa considerada menos confiável, enquanto a imagem da mídia em países como Índia, Nigéria, Emirados Árabes Unidos e Quênia é bem mais fortalecida. Curiosamente, em países ocidentais desenvolvidos a confiança tende a ser menor.

Concentração
Avaliou-se que a confiança em uma cobertura honesta e precisa é basicamente igual entre veículos públicos e privados. Em alguns países, entretanto, há uma grande preocupação com relação à concentração de propriedade de mídia. Brasil (80%), México (76%), EUA (74%) e Reino Unido (71%) estão entre os países em que há maior temor de que a concentração de veículos de comunicação nas mãos de um mesmo dono cause risco de parcialidade política na cobertura.
A pesquisa entrevistou 11.344 pessoas entre os meses de outubro e novembro e foi realizada como parte das comemorações do 75º aniversário do serviço internacional BBC World, da rede britânica BBC. Os países participantes foram Reino Unido, Brasil, Egito, Índia, Alemanha, México, Quênia, Nigéria, Rússia, Venezuela, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, EUA e Cingapura. Informações da AFP [9/12/07].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.