segunda-feira, 30 de junho de 2008

DEPUTADO DO PIAUÍ ALERTA PARA A NECESSDADE DE COTAS NO SEU ESTADO

Retirado do site 180 graus.
Para acessar o projeto de lei da Asembléia Legislativa do Piauí (ALPI) clique aqui (em formato TIFF) ou neste link alternativo (em formato PDF)

Deve ou não ter?
30/06/2008
Deputado Antônio Félix alerta para necessidade de Cotas na Uespi
Antônio Félix disse quer facilitar o acesso dos alunos das camadas mais carentes


Após a divulgação de um estudo feito pela Universidade Federal do Piauí em que foi apurado que há mais de 20 anos, o curso de Medicina da instituição não tinha um estudante oriundo das escolas públicas, o deputado estadual Antônio Félix lembrou que existe um projeto de Lei, de sua autoria, que tramita na Assembléia Legislativa do Estado, que destina gradativamente, 30% das vagas à estudantes oriundos de escolas públicas.

Em dois anos de implantação do sistema de cotas na Ufpi, 15 alunos originados das escolas públicas ingressaram no curso de Medicina.
De acordo com o parlamentar, as barreiras contra os estudantes das escolas públicas nos cursos “de ponta” são a alta concorrência por suas vagas e a qualidade das escolas particulares de Teresina que conseguem a aprovação de seus alunos no Vestibular da Uespi e Ufpi.
Inicialmente, o Projeto de Lei determina que nos Vestibulares de 2009 e 2010 a Uespi destine 10% de suas vagas aos estudantes de escolas públicas. Em 2011 e 2012, o percentual será 20, e em 2003, 30%, cerca de 1100 das vagas da Universidade Estadual serão ocupadas por alunos oriundos das rede pública.
Antônio Félix disse que além de facilitar o acesso dos alunos das camadas mais carentes é preciso garantir a permanência deles na universidade. “O governo vai oferecer à esses estudantes uma bolsa de estudos no valor de R$ 150,00, justamente para garantir a permanência deles na Universidade. Não adianta a gente criar as cotas sociais, se depois os alunos carentes não terão cursarem os cursos que antes só eram preenchidos pela elite”, finalizou o parlamentar.
Fonte: Ascom
Edição: Bárbara Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.