segunda-feira, 21 de julho de 2008

ÍCONE DA LUTA CONTRA O APARTHEID, MANDELA COMEMORA 90 ANOS

Retirado do site da Folha on line. Esta postagem já deveria ter sido feita a muito tempo. Antes tarde do que nunca.

18/07/2008
da Folha Online

Nelson Mandela, ícone do movimento contra o apartheid e primeiro presidente negro da África do Sul (1994-1999), denunciou a pobreza no país ao celebrar nesta sexta-feira com a família seu aniversário de 90 anos. Ele também se disse comovido pelas mensagens de felicitações chegadas do mundo inteiro.
"Há muitas pessoas na África do Sul que são ricas e que podem compartilhar essas riquezas com aqueles que não são tão afortunados e que não conseguiram vencer a pobreza", disse aos jornalistas quando perguntaram se ele tinha uma mensagem para o mundo no dia do aniversário. "Nosso povo é vítima da pobreza. Se você é pobre, é possível que não viva muito tempo", acrescentou.
Em uma mensagem difundida pela rádio pública SAFM, Mandela afirmou: "Estamos 'inundados' pela vontade de vocês de desejar um feliz aniversário a um velho aposentado, que não tem nem poder nem influência".
"Estamos celebrando a data e agradeço a todos que se unam a mim nestas celebrações", acrescentou o ex-presidente, considerado herói da luta contra o apartheid após ter passado 27 anos de sua vida nas prisões do regime racista.
Mandela também celebra nesta sexta-feira o 10º aniversário de seu casamento com Graça Machel, viúva do ex-presidente de Moçambique, Samora Machel.
Lista
No início deste mês, Mandela teve o nome
retirado de uma lista negra dos Estados Unidos sobre o terrorismo. A nova lei foi aprovada pelo Congresso dos EUA e promulgada pelo presidente George W. Bush antes do aniversário de 90 anos de Mandela.

Themba Hadebe/Efe
Ícone da luta contra o apartheid na África do Sul, ex-presidente Nelson Mandela comemora 90 anos junto com a família em Qunu
O texto retirou na realidade todo o Congresso Nacional Africano (o partido de Nelson Mandela) de uma lista do Departamento de Estado de organizações consideradas terroristas.
No fim do mês passado, atores, cantores e atletas se reuniram com quase 50 mil fãs no Hyde Park de Londres para celebrar antecipadamente os 90 anos de Mandela. Três horas de músicas, discursos e homenagens compuseram o tributo ao ex-presidente da África do Sul.
O ator Will Smith foi o anfitrião do concerto, que também teve o objetivo de arrecadar fundos para campanha de Mandela contra a Aids, denominada "46.664" --o número do líder africano quando foi preso na ilha Robben (África do Sul) em razão de sua luta contra o apartheid.
O show marcou exatos 20 anos após o primeiro evento organizado em homenagem a Mandela, que pedia pela sua liberdade. Participaram da festa o corredor de Fórmula 1 Lewis Hamilton, os grupos musicais Queen e Simple Minds e as cantoras Amy Winehouse e Leona Lewis.
Libertação
Mandela saiu da prisão de Paarl, a 50 km de Cidade do Cabo, no dia 11 de fevereiro de 1990, aos 71 anos, depois de 27 anos, seis meses e seis dias de cárcere.
Debaixo de um sol forte e de mãos dadas com sua então mulher, Winnie, Mandela acenou para a multidão de partidários que agitava bandeiras de cores preta, verde e amarela.
Na Cidade do Cabo, outra multidão o esperava. Em Johannesburgo, no imenso setor negro de Soweto, 30 mil pessoas caminhavam dançando, tocando música e gritando de alegria até a casa da família Mandela.
A libertação havia sido anunciada na véspera pelo último presidente branco da África do Sul, Frederik de Klerk, outro grande artesão do processo do fim do apartheid, com quem Mandela viria a compartilhar o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
O mundo guarda na memória a imagem do primeiro presidente negro da África do Sul multirracial dançando ao final da cerimônia de posse, em maio de 1994. Mandela sorria e marcava o ritmo da música com os pulsos cerrados.
Com France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.