quarta-feira, 23 de julho de 2008

DOCUMENTÁRIO SOBRE OS ANOS DE CHUMBO NO CENTRO DO RJ

Parece ser interessante. Para ir para o site do livro que inspirou o documentário clique na imagem abaixo.
Documentário rompe com silêncio sobre os anos de chumbo: sessão gratuita, dia 24, no Sindipetro-RJ
Fonte: Agência Petroleira de Notícias


“A Grande Partida: Anos de Chumbo”, documentário que reúne depoimentos de sobreviventes da ditadura militar, será exibido, em sessão especial, gratuita, no auditório do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro- RJ), na próxima quinta, 24/7, às 18h30. O sindicato fica na Avenida Passos, 34, no Centro do Rio.
O privilégio de ceder as instalações para uma das primeiras sessões do filme recém lançado pelo diretor Peter Cordenonsi se justifica. O filme é baseado no livro do mesmo nome, de autoria do ex-preso político, atualmente diretor do Sindipetro-RJ, Francisco Soriano. Comovente, mais do que uma reflexão sobre os anos de chumbo, fica a lição de força e coragem daqueles que sobreviveram aos porões da ditadura. Como Cecília Coimbra, do Grupo Tortura Nunca Mais:
“Quando a gente quebra o silêncio, a gente quebra o esquecimento. A gente afirma de valeu à pena” – ensina Cecília. Para Soriano, filme e livro representam “uma renovação da esperança e um chamamento à luta pela emancipação do povo e da nossa Nação”.
Após a sessão, haverá debate com a participação do escritor Francisco Soriano, da diretora de Formação Sindical do Sindipetro-RJ, Tânia Lisbôa, do professor e cientista político Edson Queiroz, e do ex-deputado federal e advogado Modesto da Silveira, que poderia estar no livro dos recordes, tendo defendido nos tribunais um número infindável de presos políticos.
Ao romper o silêncio, buscando a superação dos traumas deixados pelo regime ditatorial, os relatos dos entrevistados, dentre os quais o compositor Chico Buarque, passam informações preciosas sobre os últimos cinqüenta anos do Brasil.
A apresentação do filme, que ainda não chegou ao circuito comercial (mas deveria), promete lotar o auditório do Sindicato dos Petroleiros do Rio. Mais detalhes sobre a atividade podem ser obtidos pelo telefone (21) 2295-5735 / 9963-3605. Visite também a página oficial do documentário www.agrandepartidaanosdechumbo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.