domingo, 31 de agosto de 2008

ARTIGO "PERCEPÇÕES DE JUSTIÇA SOCIAL E ATITUDE DE ESTUDANTES PRÉ-VESTIBULARES SOBRE COTAS PARA NEGROS"

Artigo que tenta perceber como estudantes de pré-vestibulares vêem as políticas de ação afirmativas. O curioso é que no Estado dos autores, Segipe, não tem nenhuma universidade pública adotando ação afirmativa para negros, mas o análise vale para conferirmos a metodologia, pois entrevistaram alunos de um pré privado e comunitário.
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Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. pp. 17/38
Percepções de justiça social e atitudes de estudantes pré-vestibulandos e universitários sobre as cotas para negros e pardos nas universidades públicas.
Paulo S. C. Neves
UFS, Pós-Graduação em Educação e em Ciências Sociais
Marcus Eugênio O. Lima
Universidade Federal de Sergipe, Curso de Psicologia e Mestrado em Sociologia
Resumo:
Um dado novo nas relações racializadas no Brasil nos últimos anos tem sido o das políticas de ação afirmativa para minorias étnicas. A política de cotas de acesso para negros e pardos nas universidades públicas tem gerado um intenso debate sobre questões de discriminação e de identidade racial que antes não pareciam pertinentes no país que possui a maior população negra vivendo fora da África. A fim de analisarmos a relação entre as percepções de justiça social e os posicionamentos de estudantes sobre as cotas, realizamos dois estudos em Aracaju envolvendo estudantes de dois cursinhos pré-vestibulares (um público e um privado) e estudantes de todos os cursos da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicam forte rejeição às cotas, sobretudo na universidade. Pensamos que essa resistência pode indicar tanto uma recusa a uma transformação do modelo de justiça liberal, pautado no mérito individual, quanto uma resistência ao tipo de ação apenas midiática em que as cotas se estão transformando na sociedade brasileira.

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Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.