sexta-feira, 31 de outubro de 2008

COMUNIDADE QUILOMBOLA GANHA UNIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL

Retirado do site msnoticias.

23/10/2008
Mato Grosso do Sul

Para ampliar a participação da população nas transformações ocorridas pela informática e internet, um convênio entre Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e outros órgãos, inaugura amanhã (24) uma unidade de inclusão digital no município de Terenos. A inauguração integra o projeto Luz para Todos.
Com a expectativa de atender 250 pessoas da comunidade “Dos Pretos” em Terenos, a unidade de inclusão digital contará com cinco computadores e uma impressora. A contrapartida do município será a cedência de um professor para ministrar as aulas e orientar os alunos.
A unidade de Terenos é a terceira a ser inaugurada. As primeiras já estão funcionando em Maracaju e Figueirão, e até o final do ano, Paranaíba e Pedro Gomes também terão unidades de inclusão digital.
De acordo com a superintendente de Cidadania da Setas, Marina Bragança, as unidades de inclusão digital vem preencher uma das deficiências encontradas nas comunidades quilombolas. “É por meio da educação que se torna possível diminuir a distância entre a informação e a sociedade. As unidades servem como estímulo para que os adultos busquem aumentar a escolaridade e participem das transformações que acontecem a todo tempo, deixando de pensar que isso só é criado para os adolescentes”, afirma Marina.
Ela reforça que a inclusão digital, além do caráter prático e inclusivo, tem sentido bem mais amplo. “A força de se sentir incluso faz com que a pessoa procure melhorar suas capacidades. A inclusão digital tira a população do escuro, trazendo para a luz do saber e das idéias”, comenta a superintendente.
A secretária Tania Garib (Setas) será representada pela coordenadora de articulação institucional, Ana Dib. A inauguração acontece às 9 horas, na Escola Municipal Antonio Sandim de Rezende, localizada na comunidade “Dos Pretos”.
O convênio envolve Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Eletrosul, Prefeitura Municipal de Terenos e Associação Negra Rural Quilombola dos Descendentes de Tertuliano e Canuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.