quinta-feira, 30 de outubro de 2008

4ª CAMINHADA PELA VIDA E LIBERDADE RELIGIOSA

Retirado do blog do CEN. Essa caminhada é uma ótima oportunidade para fortalecer a luta anti-racista. O Coletivo de Entidades Negras (CEN) está de parabéns pela iniciativa. É bom lembrar que as recentes caminhadas, sndo uma delas na orla do Rio de Janeiro, também tiveram articulação deste mesmo coletivo. Para quem quer saber de mais detalhes é importante sempre dar um ida no blog do coletivo para se informar melhor.

A Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa está nas ruas, mobilização que há quantos anos, a ser completados em 23 de novembro de 2008, reúne adeptos do Candomblé na Bahia para uma marcha de combate à intolerância e à discriminação contra a religião dos Orixás, Voduns, Inquices e Caboclos.Apesar de ter sido uma iniciativa do Coletivo de Entidades Negras – o CEN -, em Salvador, há três anos, a Caminhada é hoje uma ação do povo de Candomblé da Bahia.
Idéia originada no terreiro Ilê Axé Oxumaré, na Vasco da Gama, a Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa ganhou a participação de grupos ligados à cultura afro-brasileira. Conta hoje com a presença de terreiros de todo o país.Babalorixás, Ialorixás, filhos e filhas de santo em Terreiros não só da capital, mas do interior, são os mobilizadores que atuam junto a suas comunidades religiosas. “Não aceitamos ser chamados de demônios os diabos. Nós somos pessoas de bem, tratamos os nossos semelhantes com carinho e desenvolvemos inúmeros projetos sociais”, colabora mãe Meninazinha de Oxum, do Rio de Janeiro, onde os adeptos das religiões africanas também são atacados diretamente, inclusive com agressões físicas.A caminhada reivindica melhorias para o povo-de-santo e a igualdade de benefícios a todas as denominações religiosas.



...Tempo tempo tempo tempo...

2006...

II Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa

2007...

Chamada para 3ª Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa


Vídeo de Lançamento da 3ª Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa

Quinta-feira, 22/11/2007 – Jornal Nacional: Em Salvador, participantes do evento alegam que o medo da discriminação faz com que muitas pessoas não se declarem praticantes das religiões de origem africana.
Assista.
2008...

O que?
4ª Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa
Quando?
23 de novembro
Onde?
Salvador


O que nos une é muito mais forte do que o que nos separa!
Ailton Ferreira - Ogan do Terreiro Oxumarê
Maiores informações: cenbrasil@cenbrasil.org.br
71 9938-7650 / 71 8868-4598 - Marcos Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.