sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

INDÍGENAS FAZEM MATRÍCULA NA UFPR

Retirado do site Bem Paraná.

29/01/09
Da Redação

Os dez candidatos aprovados na 8ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná fizeram ontem o seu registro
acadêmico na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eles chegaram juntos até o prédio histórico da UFPR, local onde, desde a segunda-feira, os masi de 5 mil aprovados no concurso de 2009 efetuam sua matrícula.
Dos dez alunos aprovados, sete são homens e três, mulheres. Hoje, 23 alunos indígenas estudam na Universidade Federal do Paraná. “O percentual de desistência desses alunos é baixíssimo”, observa explica o professor Eduardo Harder, membro da comissão de acompanhamento dos estudantes indígenas na universidade.
Após as provas, realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro em Londrina, 57 candidatos foram classificados para as dez vagas oferecidas pela UFPR. No total, 226 candidatos se inscreveram para participar do processo seletivo. Já as sete universidades públicas estaduais que também organizam o vestibular conjunto oferecem seis vagas cada.
As vagas nas universidades estaduais são reservadas para integrantes de comunidades indígenas paranaenses. Na UFPR, as vagas são abertas a índios de qualquer região do País. Os candidatos fizeram prova oral de língua portuguesa e provas objetivas de português, língua estrangeira ou indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química, além de redação. Para as provas, o manual do candidato foi publicado em português, kaingang e guarani.
Manifestação — Um grupo de cerca de 20 pessoas ligadas ao movimento dos direitos dos homossexuais fizeram uma manifestação nas esadarias da UFPR, na Praça Santos Andrade. Portanto faixas e cartazes, também pediam vagas reservadas para ao gênero. A UFPR tem cotas para negros, cotas sociais e a reserva para índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.