segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA SÃO TEMA DE DEBATE NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Retirado do Blog CEN.

Religiões de matriz africana são tema de debate no Fórum Social Mundial

By CEN Brasil Comunicação

O mapeamento de terreiros de religiões de matriz africana foi o tema central do debate "Africanidade e religiões afrobrasileiras: mobilização, educação e meio ambiente", nesta quinta-feira (29/01), no Espaço Negritude, na Universidade Federal Rural do Pará, um dos locais onde acontece o Fórum Social Mundial, em Belém.
Acompanhadas da diretora de programas da SEPPIR, Ivonete Carvalho, as mães de santo Carmem, do Rio Grande do Sul, e Flávia, do Rio de Janeiro, foram convidadas para serem painelistas da mesa de debate. Mais de 300 pessoas participaram da discussão, que contou também com a presença de lideranças quilombolas.
De acordo com mãe Flávia houve grande interesse sobre a questão do processo de identificação das casas de candomblé e de umbanda. Ela ressaltou que os terreiros precisam ser legalizados para que haja o desenvolvimento de ações sociais.
No Rio de Janeiro, uma parceria da SEPPIR, da PUC e de lideranças das religiões de matriz africana do Estado vai permitir o mapeamento de cerca de 7 mil casas de candomblé e de umbanda.
Comunicação Social da SEPPIR/ PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.