terça-feira, 1 de setembro de 2009

CONTEÚDO PAGO: SERÁ QUE AS PESSOAS ESTÃO DISPOSTA A PAGAR POR NOTÍCIAS ONLINE?

Retirado do blog JORNALISMO NAS AMERICAS.
Matéria do ínicio de agosto, mas a questão é importante.
Sobre o futuro do jornalismo e as consequências na sociedade uma obra de ficção em formato de HQ (história em quadrinhos) interessante é o transmetropolitan. Para baixar e ler é só visitar o fantástico blog Vertigem. Eles pegam as versões em inglês, traduzem e oferecem o material de graça.
Clique aqui para baixar direto do blog.

Blog de Notícias


Um
estudo (em inglês) apresentado na conferência O Poder da Mídia Impressa, em Barcelona, a representantes de jornais de todo o mundo mostrou o quê as pessoas esperam das notícias online e por quais conteúdos estão dispostas a pagar.
Estas são algumas das principais conclusões, segundo
Bill Mitchell, do Poynter:

*Ainda que a maioria dos consumidores diga que se interessa mais por notícias gerais, não é esse o conteúdo pelo qual pagaria. As pessoas estão mais dispostas a pagar por informações especializadas, como esportes e economia. Resenhas de livros e reportagens sobre turismo também possuem potencial de gerar lucros (por exemplo, por meio da venda de livros e de pacotes de férias). No entanto, esse tipo de iniciativa apresenta alguns problemas éticos.
*O leitores de notícias online “esperam ser parte do debate intelectual e ser capazes de contribuir para o ‘seu’ jornal, seja com comentários sobre as notícias ou com o fornecimento de conteúdo.
O estudo chega em um momento importante. Vários executivos de empresas jornalísticas dos Estados Unidos se reuniram em Chicago, no fim do mês passado, para examinar a possibilidade de cobrar por conteúdos online. Segundo a
Associated Press, a esperança dos editores e diretores é que a cobrança pelo acesso a conteúdos online seja a solução para os problemas financeiros que enfrentam suas empresas.
O
Laboratório de Jornalismo Nieman desenvolveu uma série especial (em inglês) sobre a reunião em Chicago e sobre a idéia de contar com um modelo de conteúdo de notícias online pago.
Publicado por
Maya Srikrishnan/JL at 06/08/2009 - 13:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.