sábado, 24 de outubro de 2009

O COLETIVO SANKOFA TRAZ INOVAÇÕES A CADA CINE NEGRO!

Recebido por email. Para ampliar clique nas imagens.


Na próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, no auditório 91 da UERJ ás 18:45h próximo Cine Negro Sankofa será uma sessão dupla.Agora partiremos de uma perspectiva local de resistência negra e recriação de África ao apresentar inicialmente "Família Alcântara" (53 min), documentário sobre a história cultural da família homônima do Quilombo do Caxambu em Minas Gerais cujas raízes são oriunda da região do Congo, África. A Família Alcântara, formada por aproximadamente 70 pessoas segue preservando a sua história mantida por séculos a partir da tradição oral.
A tradição está também no jeito de ser família, no jeito de viver a familia, em comunidade. O segundo filme é um documentário, "África Dispersa- Rostos e Vozes da Diáspora Africana" (56 min), de Sheila Walker, negra e antropóloga cultural que busca através do documentário analisar similitudes das experiências de hábitos e costumes afrodiaspóricos por diferentes pontos do planeta, já que em todos lugares que andou, não fazia idéia de quantas comunidade de origem africana existiam na América ou do quanto tínhamos em comum. Foi destes encontros culturais onde percebeu pedaços espalhados da África que tinham gerado nova vida, criado novas culturas que lembravam a Africa e que estão firmemente enraizadas em experiência das Américas. Estas semelhanças não eram sempre positivas, pois em todos lugares percorridos as contribuições sociais, culturais e estruturais haviam sido depreciadas e deturpadas até mesmo desconhecidas e não reconhecidas. Ela, como diretora do Centro de Estudos Africanos e Afro-Americanos da Universidade do Texas começa a montar este quebra-cabeça, chamado Diáspora Africana, trazendo 70 pessoas de 21 países para Austin, Texas, que se reúnem no Congresso Diáspora Africana e o Mundo Moderno. Ali estavam muitas daquelas pessoas que ampliaram os seus horizontes e influenciaram suas perspectivas sobre a presença africana nas Américas e por todo mundo.

Diante de tantas informações estaremos aptos a construirem caminhos para desconstrução do pensamento colonial que ainda permanece nas mentes de muitos de nós.
Dia 28 de outubro de 2009, às 18:45hAuditório 91, da UERJ

Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

Ajude ao Coletivo Sankofa a divulgar! Repassem este e-mail!
O convite e a proposta estão em anexo.Contamos com a presença de tod@s! COLETIVO SANKOFAcorreios eletrônicos:
coletivosankofa@gmail.com e coletivosankofa@yahoo.com.br blog:http://coletivosankofa.wordpress.com/

página no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=8735851504607913299

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.