sábado, 19 de dezembro de 2009

COMPUTADORES QUE FAZEM O TRABALHO DE JORNALISTAS

Retirado do blog Jornalismo nas Ámericas.

Blog de Notícias

Estudantes e professores da Universidade de Northwestern estão experimentando programas jornalísticos e esportivos apresentados por avatares digitais e por computadores que usam modelos estatísticos para determinar "a notícia", informa a agência AFP .
A matéria de Chris Lefkow fala dos projetos em desenvolvimento no
Laboratório de Informação Inteligente (ou InfoLab) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Northwestern.
O projeto
StatsMonkey converte resultados de partidas de beisebol e relatórios de cada jogada em matérias jornalísticas que incluem uma manchete e uma foto do jogador mais importante do evento. As matérias são geradas em alguns segundos e até coicidem com aquelas escritas por repórteres de carne e osso, acrescenta a AFP, citando o diretor do Infolab.
O outro projeto,
News at Seven, automaticamente obtém, organiza, edita e transmite as notícias a dois condutores virtuais para a sua apresentação (Veja este vídeo). As vozes utilizadas por avatares são a maior limitação do programa, explica a AFP.
Esses experimentos são interessantes, mas o Centro Knight de Jornalismo nas Américas não pretende substituir os seus editores humanos por computadores para escrever o blog trilingue
Jornalismo nas Américas. Entramos de recesso a partir de hoje. Voltamos no dia 4 de janeiro.

Publicado por
Dean Graber/JL at 12/18/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.