sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

JORNALISMO SEM FINS LUCRATIVOS SAI AO RESGATE DE REPORTAGENS INVESTIGATIVAS

Retirado do site Jornalismo nas Americas.

Blog de Notícias

No meio da crise da indústria jornalística nos Estados Unidos, o fenômeno do jornalismo sem fins lucrativos - financiado por ONGs, fundações e organizações filantrópicas - oferece esperança, especialmente em matérias de investigação, escreve Juana Libedinsky para o La Nación.
A investigação jornalística é cara, e a ajuda de organizações que não dependem da venda de publicidade vem resgatar as primeiras vítimas da
crise nos meios de comunicação, explica a reportagem. O novo modelo de negócios deu origem a organizações como o ProPublica e o Centro de Jornalismo Investigativo (CIR, por sua sigla em inglês), nos Estados Unidos, e várias em outros países.
E com bons resultados. O
CIR descobriu e publicou um escândalo de contratos no Iraque, além de identificar os 25 principais credores que causaram a crise hipotecária nos Estados Unidos. O ProPublica recebeu elogios por seu controle do gasto do orçamento federal. Na Argentina, o primeiro trabalho da Unidade de Investigação Jornalística da FOPEA contou várias irregularidades na manipulação de dinheiro público.
Leia a reportagem completa do La Nación
aqui, e outros casos de jornalismo sem fins lucrativos aqui.
Other Related Headlines: » Jornalismo investigativo obtém US$ 15 milhões da Fundação Knight e novo canal de distribuição da AP (
Centro Knight)
Publicado por
Ingrid Bachmann/SG at 12/14/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.