sexta-feira, 28 de maio de 2010

COMO ESCREVER MANCHETES PARA A WEB

Retirado do blog Jornalismo nas Américas.

Blog de Notícias
Dez ídolos da música pop dominaram os tópicos mais populares do Twitter durante meses, e os algoritmos que incluem seus nomes entre os mais citados estão dominando a arte de escrever manchetes. Usar celebridades como palavras-chave virou estratégia para alçar as matérias para o topo das listas das ferramentas de busca, e os meios de comunicação já começaram a mudar os títulos de seus textos na web seguindo essa nova realidade, observa David Carr no New York Times.

“Todas as coisas que dão sentido às manchetes na mídia impressa — fotografias, diagramação e contexto — estão fora de vista na internet” , diz Carr. Os títulos agora têm que satisfazer os algoritmos e aparecer sozinhos em um post no Facebook ou "feeds" RSS ao mesmo tempo em que cumprem seu papel tradicional de seduzir os leitores. Isso pode resultar em manchetes dedicadas às máquinas: curtas e sobrecarregadas de palavras populares nas ferramentas de busca.

Sites de notícias online como The Huffington Post e Politico, por outro lado, argumentam que essas técnicas de otimização não são "determinantes". "Rejeitamos a ideia de que existam apenas duas opções, entre um título realmente criativo e outro sem graça", afirmou Jim Brady, do site Politico, à Carr. "As manchetes não têm que ser chatas", diz ele, mas precisam ser "diretas e descritivas".

Outras notícias relacionadas:
» Vídeo: Taylor Momsen está sem calça! (Mediaite)
» Vazamento de petróleo no golfo coloca Justin Bieber em perigo (The Washington Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.