Retirado do site Jornalismo das Américas.
Um dos experimentos de trabalho coletivo (ou crowdsourcing) mais populares da Internet está perdendo colaboradores com grande rapidez, diz um estudo (em inglês) do grupo universitário espanhol de investigações Libresoft, noticiado pelo Wall Street Journal e pela BBC Mundo. O Wikipedia desmintiu os resultados da pesquisa.
Nos primeiros três meses de 2009, a enciclopédia digital experimentou uma perda de 49 mil colaboradores voluntários. No mesmo período de 2008, o decrescímo foi de 4.900 contribuidores. Só em março e abril, o site ficou quase sem um quarto de seus editores em inglês, explica o Times Online.
O autor do estudo, Felipe Ortega, disse que as novas regras fixadas para elevar a precisão dos artigos e podem ser percebidas como "hostis" por parte dos colaboradores existentes e potenciais, acrescenta a matéria do Wall Street Journal. Representantes da Wikipedia, no entanto, sugerem que com mais de 3 milhões de entradas é possível que o site esteja ficando sem “trabalho simples” para a sua gama de escritories.
O grupo que monitora o site Wikipedia afirmou que os resultados do estudo são imprecisos. Além disso, explicou que há novos editores que subtituem os antigos, apontam a EFE e o jornal britânico Telegraph.
Publicado por Joseph Vavrus/JL at 11/27/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.