terça-feira, 14 de agosto de 2007

Curso de Extensão: DESVENDANDO A HISTÓRIA DA ÁFRICA na UFRGS

inscrições aqui

Venha desvendar conosco a história do continente africano: Descobrir as antigas civilizações, passear na geografia do deserto do Saara e do Sahel, navegar nos mares e pescar no rio Níger, questionar o racismo e o apartheid, conhecer a cultura e o pensamento da diáspora, pensar o processo de descolonização e independência, embarcar na proposta de construir um outro lugar para a história e a cultura da África no cotidiano das nossas escolas.

Esse é um convite para educadores e estudantes arrojados e inteligentes, comprometidos com uma educação social e racialmente inclusiva, atentos e ligados no mundo em que vivem, críticos e sensíveis às novas tecnologias e metodologias do ensino e da aprendizagem.
A história da África deve ser escrita no plural, um universo de possibilidades, perspectivas e visões de mundo que multiplica em cinco vezes o tamanho do Brasil, país continental que tem a maior população negra fora do continente negro. Portanto, essa é uma história muito próxima e necessária a todos nós

Programação do Curso
Data Tema
04/09
Geografia da África Ocidental
12/09
África: história, evidências e testemunhos
18/09
Antigas Civilizações Africanas
02/10
A África e a expansão européia (séculos XV-XVI)
09/10
Os Estados africanos nos séculos XVI-XVIII
18/10
O tráfico internacional e a Diáspora negra
25/10
A África colonial
01/11
Descolonização e África contemporânea
06/11
Racismo e Apartheid: a África do Sul
22/11
A África em sala de aula: perspectivas e propostas