O “griot” em tradições orais de vários povos africanos é um dos símbolos representativos dos narradores, dos que contam contos, cantam décimas, sábios, avós, mães e todos personagens cênicos ou não, que, em muitas sociedades, são depositários de histórias, de testemunhos ou de tradições que ele conta.
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
III Encontro de Professores de Literatura Africanas
Para ir para o site clique na imagem
O Evento
Pensando África: crítica, pesquisa e ensino
A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, tendo o apoio de outras instituições envolvidas nos estudos africanos, vem comunicar a realização do III Encontro de Literaturas Africanas – Pensando África: crítica, pesquisa e ensino - que acontecerá, nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro de 2007, na UFRJ (Rio de Janeiro).
Em continuidade aos objetivos dos encontros anteriores, o III Encontro visa ao aprofundamento de discussões relativas aos estudos sobre as Literaturas Africanas, bem como sobre outras disciplinas afins, envolvendo as Ciências Sociais, as Artes e demais áreas humanas voltadas para as culturas africanas e afro-brasileiras. Este Encontro propõe, como um de seus focos principais, o debate acerca do que determina a Lei 10.639/2003, buscando pensar determinadas estratégias e metodologias de ensino, pesquisa e crítica que auxiliem a consolidar um efetivo progresso dos estudos africanos no Brasil e um maior e mais sério conhecimento da cultura afro-brasileira em Escolas e Universidades brasileiras.
É também intenção do III Encontro divulgar escritores africanos de língua portuguesa e suas obras, bem como a crítica literária produzida por estudiosos dessas literaturas. Nesse sentido, foram convidados diversos escritores, assim como pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros que se vêm dedicando aos referidos estudos. Outro objetivo do evento é a criação de uma Associação Brasileira de Estudos Africanos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.