sábado, 29 de setembro de 2007

LIVRO: "À Flor da Terra: O Cemitério dos Pretos Novos no Rio de Janeiro"

No dia 25 de setembro, no arquivo público da cidade do Rio de Janeiro, houve o lançamento do livro "À Flor da Terra: O Cemitério dos Pretos Novos no Rio de Janeiro" de Júlio César Medeiros da Silva Pereira. A publicação foi um prêmio pelo primeiro lugar no Concurso de Monografia Arquivo da Cidade de 2006. Fruto da sua dissertação de mestrado o autor pesquisou como era o enterro dos escravos no cemitério que funcionou de 1722 a 1830 na atual região da Gamboa que abriga os bairros da Saúde, Santo Cristo e os Morros da Previdência e da Conceição. Mais especificamente na casa de nº 36 onde, em 2000, a família que vivia nesta casa achou diversos ossos enquanto realizava escavava o chão para fazer uma obra.



Escrever sobre este cemitério destinado especificamente para os escravos recém-chegados mexeu bastante com o autor. “O livro de óbitos do cemitério que eu pesquisei é chocante. Tudo isso me fez pensar na forma com que eles eram tratados. Dizem que o pesquisador é isento, mas na verdade é impossível manter a imparcialidade diante de um tema desses. O que a gente procura é medir a paixão para não ser passional, mas essa é a grande dificuldade.” (retirado do blog concursodemonografias).

Se quiser ler a dissertação do autor clique aqui. O autor também publicou um artigo no XII encontro Regional de História da ANPHU (Associação Nacional de Pesquisadores em História).


Júlio César (a esquerda) com donos da casa da Gamboa

As fotos acima foram retirada do site da SINTUFRJ que publicou uma matéria muito interessante e que vale a pena ler.

Um comentário:

  1. Boa Noite!!!
    Primeiramente quero deixar aqui a minha grande satisfação de ter tido o prazer de assistir a uma palestra do Julio Cesar na FEUC (faculdade onde curso a minha graduação em História)e simplesmente estou encantada com com o seu trabalho, o livro parece ser maravilhoso (ainda não tive a aportunidade de ler-lo)Ele nos passa tanta sabedoria, confiança que parece que passou por tudo aquilo junto com os escravos.
    Eu adorei e espero outras vezes assistir esse grande cidadão falando sobre esse tema que tanto amo!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.