sábado, 15 de setembro de 2007

PF indicia três estudantes da UnB por incêndio contra africanos

Brasília, quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Bárbara RenaultDo CorreioWeb
Marcelo Ferreira e Iano Andrade/CB
Incêndio no CEU causa revolta e reascende luta contra xenofobia
13/09/200711h49-


Três estudantes da Universidade de Brasília (UnB) foram indiciados por incêndio criminoso na instituição. A Polícia Federal concluiu nesta semana inquérito sobre o ataque contra estudantes africanos na Casa do Estudante Universitário (CEU), em março deste ano. Eles são acusados de atear fogo durante a madrugada nos alojamentos onde moravam os estrangeiros. Além de serem expulsos da UnB, Roosevelt Reis, 32 anos, José Francisco Rodrigues de Araújo, 27, e Wagner Guimarães Guedes, 30, poderão responder criminalmente pelo ato.

Alunos africanos têm moradias incendiadas no campus da UnB
PF faz varredura em apartamentos de estudantes na UnB


Na madrugada de 28 de março deste ano, estudantes africanos moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) acordaram sufocados pela fumaça que entrava pela fresta da porta, que havia sido incendiada pelos criminosos. A única possibilidade de fugir do incêndio era pela janela, por onde as vítimas conseguiram escapar. O fogo atingiu quatro apartamentos.

De acordo com informações enviadas à UnB, os três universitários foram indiciados por expor a vida e a integridade física dos alunos africanos e causar danos aos bens de uma fundação pública federal. A polícia aponta o estudante de engenharia florestal Wagner Guedes como mentor do crime. O inquérito será avaliado agora pelo Ministério Público que decide se envia a denúncia à justiça criminal ou não. A PF ouviu o depoimento de dezenas de alunos, professores e servidores da instituição. As principais provas contras os alunos partiram da perícia técnica. Foram encontradas digitais e material genético de Roosevelt Reis, estudante de Química, na garrafa usada para transportar a gasolina.

Expulsão

Para o procurador-geral da universidade, Weber Holanda Alves, o trabalho da Polícia Federal não deixa dúvidas. “A polícia fez um trabalho sério e correto. Eles apresentaram provas inqüestionáveis contra os estudantes. É muito difícil que tenha havido algum equívoco”, afirma. Os documentos da investigação foram emprestados à área jurídica da instituição para análise.

Até a próxima semana, a UnB deve concluir a sindicância que foi aberta para apurar o caso com base nas peças da polícia. Com o fim desta etapa, a instituição abre um Processo Administrativo Disciplinar para investigar as responsabilidades dos universitários. Eles terão direito à defesa. Segundo Alves, caso a comissão chegue à mesma conclusão da PF, os acusados serão expulsos da Universidade de Brasília. O processo deve durar 60 dias.

A reportagem tenta contato com os estudantes indiciados para comentar o assunto. A Polícia Federal deve realizar uma entrevista coletiva ainda nesta quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.