quarta-feira, 28 de novembro de 2007

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP DISPONIBILIZA FOTOS SOBRE QUESTÃO RACIAL

Dando uma olhada pela net a pagína do Arquivo Público do governo do Estado de São Paulo apareceu. No mês de novembro homenageia a Consciência Negra com fotos antigas. Contudo, infelizmente são poucas fotos e dividem-se em Brasil, EUA e Afríca do Sul.

Para ir para a pagína clique na imagem abaixo.
Comemorado há mais de três décadas por movimentos negros, o dia 20 de novembro foi elevado em 2003 a data nacional, constante no calendário escolar brasileiro. Rememorando a morte de Zumbi, último líder do quilombo dos Palmares, em 1695, a data, transformada em feriado por diversos municípios, pretende homenagear as lutas históricas e propor que se pense e se atente ao papel dos negros na sociedade contemporânea. Por contraditório que pareça, nossa galeria não é um tributo à “raça” negra.
O conceito de raça certamente é um dos mais problemáticos que herdamos do século XIX. A idéia que os seres humanos teriam uma hierarquia de virtudes e defeitos em decorrência de suas diferenças fenotípicas — sendo então possível afirmar a superioridade de umas frente às outras — serviu desde então para “normalizar” e justificar as mais diversas atrocidades (passadas e futuras). Hoje, no século XXI, esta idéia parece ainda não estar superada.
Essa coletânea de imagens não pretende, pois homenagear uma raça, ou idealizar a figura de líderes libertadores, mas sim mostrar apenas alguns flagrantes (no Brasil e no mundo) das intensas lutas de que esses sujeitos sociais foram (e são) atores, e pelas quais buscam se libertar da massacrante carga histórica de preconceitos e discriminação, essas formas tão cruéis de violência, de que são alvos em seu cotidiano.

Flagrante interessante para quem diz que não havia impedimento ou racismo explicíto no Brasil.
Para abaixar todas as imagens sem ir na pagína clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.