domingo, 4 de novembro de 2007

MAPEAMENTO DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

OFICINA de ESTUDOS da PRESERVAÇÃO
A 6ª Superintendência Regional/IPHAN convida para a palestra

MAPEAMENTO DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Marcia Ferreira Netto
Museóloga
Pesquisadora de cultos afro-brasileiros

Local: Av. Rio Branco, 46 - auditório 3º andar - Centro/RJ
Data: 07/11/2007, às 14 horas

E n t r a d a F r a n c a
Assessoria de Comunicação e Marketing - Telefones: 2203-3145 Telefax: 2203-3129

SINOPSE

Na presente palestra será feita uma explanação sobre a metodologia usada no projeto Mapeamento dos Terreiros de Candomblé do Estado do Rio de Janeiro, a resolução de mapear os terreiros mais antigos e tradicionais do estado, como foram elaboradas as marcações das visitas e quais os critérios utilizados.
Este projeto é uma iniciativa da 6ª Superintendência Regional do IPHAN em parceria com o Departamento de Patrimônio Imaterial do mesmo órgão.
Como metodologia, foram utilizadas anotações, fotos, filmagem, gravação de áudio, croqui, preenchimento de ficha do INRC, indexação de material coletado e relatórios.
Foram mapeados 20 terreiros das seguintes nações: Efon, Ketu, Jeje, Angola. Alguns com mais de 50 anos de fundação, vindos de axés tradicionais da Bahia e/ou formados aqui no Rio de Janeiro, cujas matrizes do candomblé são rigorosamente preservadas, através de seus preceitos, rezas, cantigas, danças, rituais, línguas, costumes, celebrações e saberes que são passados aos iniciados (yaôs) de forma oral, conforme o tempo de aprendizado de cada um.
Dois dos terreiros mapeados já haviam solicitado o tombamento ao IPHAN, são eles: o terreiro do Pai Valdemiro de Xangô e de Ya Nitinha de Oxum. O mapeamento realizado pelo Projeto em questão vai servir para a instrução do processo de tombamento em curso.
A partir das informações levantadas pelo Projeto, será sugerido a inclusão no livro de Registro de Patrimônio Imaterial e a salvaguarda dos saberes e celebrações de alguns dos terreiros mapeados.
Ao final da 2ª etapa do projeto, faremos a difusão de todo mapeamento, em forma de inclusão cultural, para as bibliotecas, escolas, museus e outras instituições afins.

3 comentários:

  1. BOA TARDE MEU NOME É ANGELICA GOSTARIA QUE SE POSSIVEL VCS ME AJUDASSEM A LOCALIZAR MINHA AVO DE SANTO CONHECIDA PELA DIGINA DE DANDUQUELE FILHA DE JÕAZINHO DA COLMEIA, MORAVA EM SANTOS A 30 ANOS ATRAS , TENDO COMO FILHAS NA EPOCA OMOLOGÊ,NILEUA,QUITULA,DANDEOMIM ENTRE OUTRAS, FILHAS E NETAS,

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que meu Terreiro fosse incluído no mapeamento.
    Qual é o procedimento?
    temos site com nossa historia e localização.
    www.tecrm.com.br

    ResponderExcluir
  3. por gentileza, meu nome é Clarice e gostaria de encontrar o endereço do meu Avo de Santo Nelson d'Azanssun no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.