quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

COTISTAS RACIAIS NÃO PREENCHEM TODAS AS VAGAS RESERVADAS À 2ª FASE DO VESTIBULAR DA UFPR

Este realmente é um problema sério que tem acontecido em diversas unviersidades que tem ações afirmativas raciais. Falta pesquisas e análises pontuais de cada realidade para apontar algumas soluções.
Depois de uma olhada rápida na internet dá pra encontrar três textos sobre a UFPR e um da UNICAMP. Mais pra frente postaremos mais coisas sobre a UNICAMP, pois esta tese é muito boa e faz pensar em muitas coisas sobre a implementação recentes das ações afirmativas.


  1. ENTRE O PREVISÍVEL E O CONTINGENTE: ETNOGRAFIA DO PROCESSO DE DECISÃO SOBRE UMA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA
  2. A IMPLANTAÇÃO DO “PLANO DE METAS DE INCLUSÃO RACIAL E SOCIAL” NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  3. INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO PARANÁ ­ REFLEXÕES

A tese abaixo também é muito interessante

  1. ANÔNIMOS E INVISVEIS OS ALUNOS NEGROS NA UNICAMP

Retirado do site NOTA 10 - NOTÍCIAS DIÁRIAS DE EDUCAÇÃO

A maioria dos 13.432 candidatos aprovados para a 2.ª fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) são homens (51,38%), com idade entre 18 e 20 anos (65,48%), nascidos no Paraná (73,42%) e residentes em Curitiba (65,15%). Os dados foram repassados ontem, durante coletiva de imprensa, pelo reitor da universidade, Carlos Augusto Moreira Júnior. E mais uma vez os cotistas raciais não preencheram todas as vagas reservadas ao grupo.
Entre os 1.875 candidatos inscritos para uma das 822 vagas reservadas para cotistas raciais, apenas 370 conseguiram aprovação para a 2.ª fase. Moreira Júnior comenta que pela primeira vez existirá um intercâmbio entre as categorias para preencher as vagas. "Ao todo, 332 vagas serão disputadas pelos cotistas sociais e aproximadamente outras 120 pelos não cotistas. No caso dos cotistas raciais, se queremos realmente ampliar a participação deles na universidade precisamos seguramente aumentar o número de inscritos", afirma.
Eles farão provas nos próximos dias 9 e 10: no domingo, as provas serão realizadas em 12 locais de provas, no horário das 14h às 19 horas; na segunda-feira, serão sete locais de provas, no horário das 14h às 16h30 para quem faz uma prova específica e das 14h às 19 horas, para aqueles que fazem duas provas específicas.
O resultado das provas da segunda fase deve ser divulgado até o dia 14 de janeiro. O reitor da UFPR alerta que diferentemente de outros anos, os nomes dos aprovados deve realmente ser anunciado em uma data próxima à estipulada. "Pela primeira vez, todas as perguntas serão discursivas. Esperamos que a correção seja um pouco mais prolongada. Leva mais tempo, mas por outro lado, avalia melhor os candidatos", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.