terça-feira, 15 de janeiro de 2008

BRASIL TEM NOVO PLANO DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO HUMANO

Prevenção, repressão e proteção às vítimas são os pilares do Plano *

Brasília, 14 de janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu no dia 9 de janeiro em decreto publicado no Diário Oficial da União o Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PNETP). O plano busca prevenir e reprimir o tráfico de pessoas, responsabilizar os seus autores e garantir atenção e suporte às vítimas.
O PNETP foi elaborado por um grupo de trabalho que envolveu representantes de 14 ministérios, além da sociedade civil e organismos internacionais, entre eles o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), com quem o MJ tem parceria desde 2001. O Brasil ratificou o Protocolo da ONU contra o Tráfico de Pessoas em 2004.

Plano integrado
"Estamos em um novo patamar na luta contra o tráfico de pessoas. O plano constitui uma inovação importantíssima que organiza um trabalho integrado entre os diversos ministérios e secretarias da Presidência e terá bons efeitos a curto, médio e longos prazos", disse o Ministro da Justiça Tarso Genro. Uma das prioridades do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o PNETP será executado nos próximos dois anos. Entre as principais atividades estão a realização de estudos e pesquisas sobre tráfico de pessoas, a capacitação de técnicos envolvidos no enfrentamento ao tráfico, e a estruturação, a partir de serviços existentes, de um sistema nacional de atendimento às vítimas.

Parceria no enfrentamento
Para a especialista do UNODC em tráfico de pessoas, o PNETP é um avanço importante, pois "embora o Brasil ainda não tenha uma adaptação completa legislativa do Protocolo da ONU contra o tráfico de pessoas, o plano permite o trabalho integrado em prevenção, repressão e proteção às vítimas, ainda que algumas questões não sejam respaldadas na legislação". Para Marina Oliveira, "o plano também facilita a integração dos projetos do governo com organizações internacionais dentro do marco estratégico do plano, o que permite ações integradas e mais efetivas".
Em novembro de 2006, o Ministério da Justiça assinou um novo projeto de cooperação técnica internacional com o UNODC para melhorar a capacidade institucional de lidar efetivamente com contrabando de migrantes, o tráfico interno e internacional de pessoas e as violações de direitos humanos. A estratégia-chave tem sido de reunir diversos ministérios e governos estaduais no Brasil para elaborar, aprovar e implementar o Plano.


VEJA O DECRETO

Retirado do site da ONU - Escritório contra drogas e crimes

Campanha do UN.GIFT contra o Tráfico de Pessoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.