quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

CCBB Rio EXIBE MOSTRA DE FILMES RAROS DO CINEMA AFRICANO

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro exibe obras raras do cinema africano, premiadas pelo Fespaco (Festival Pan Africano de Cinema e televisão de Uagadugu) com o troféu Semental de Yennenga.
O Festival foi criado em 1969, em Uagadugu, capital do país de Burkina Faso, por iniciativa de um grupo de cinéfilos. O sucesso e a esperança gerados junto ao público e aos cineastas da África levaram as autoridades burquinenses a institucionalizá-lo em janeiro de 1972.
O Mito do Semental de Yennenga
O troféu do Semental de Yennenga inspira-se no mito fundador do império dos Mossés, etnia majoritária no Burquina Faso. Segundo a lenda, o Rei de Gambaga tinha muitas filhas, mas nenhum herdeiro. Obedecendo a um costume antigo, ele proíbe sua filha mais velha, Yennenga, de se casar.
Em vez de ser esposa, esta jovem será princesa de guerra e levará um exército para guerrear em terras longínquas.
Durante um combate, ela perde o controle do cavalo, que a leva para longe dos seus, tão longe, que ela se perde e encontrará Rialé, um caçador solitário que a socorre. Yennenga apaixona-se e acaba por permanecer com ele. Nasce o grande herói Ouédraogo, como o fruto da união do casal, seu nome significa 'cavalo macho'.O guerreiro é o fundador do império dos Mosses.Além de troféu, o Semental de Yennenga representa a identidade cultural africana e os cineastas são divulgadores e mantenedores desta cultura. A coleção é uma iniciativa do Ministério Francês das Relações Exteriores que propõe uma descoberta ou redescoberta das obras primas do cinema africano.

Confira a programação

Serviço:
Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
End: Rua Primeiro de Março, 66, centro
Data: 02 a 20 de janeiro de 2008
Horários: de quarta a domingo, às 17h e 19h;
Ingressos: Entrada gratuitaClassificação Indicativa: 16 anos
Informações: (21) 3808 2020

Outra notícia
Decisão no concurso Dramaturgia Brasileira do CCBB
O vencedor do Seleção Brasil em Cena 2007 foi É samba na veia, É candeia, de Eduardo Rieche.
O texto é um passeio pela vida e pelo riquíssimo universo lírico e melódico do policial civil e compositor da Portela, Antônio Candeia Filho.
A direção da leitura dramática foi de Stella Miranda que tem a preferência para dirigir o espetáculo no CCBB neste ano. Além da montagem do espetáculo o autor recebe 5 mil reais de prêmio.

Enquanto o show no CCBB não estréia o vídeo abaixo mata um pouco da saudade do sambista Candeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.