quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

RADIONOVELA "ESCRAVO, NEM PENSAR"

Retirado do blog Economia e Política.

Programa com cinco capítulos conta história de trabalhador rural que caiu na rede da escravidão; arquivos de áudio estão disponíveis para download e veiculação livres

A radionovela “Escravo, Nem Pensar!”, lançada este mês pela Repórter Brasil, pretende ensinar aos trabalhadores rurais como eles podem se defender do trabalho escravo de uma forma diferente.

A novela retrata a história de uma família do Semi-Árido nordestino, em que cada irmão tem um destino diferente. A partir desta narrativa central, a peça abre espaço para a discussão de problemas e situações do dia-a-dia dos trabalhadores, entre elas o trabalho escravo e o degradante, a dura vida do “peão do trecho”, a luta pela terra, a formação de cooperativas e o trabalho infantil. As questões dos direitos fundamentais e o registro civil também são tratadas. A leitura dramatizada foi feita por atores do CDVDH.

Para Sofia Hammoe, chefe do Departamento de Rádio da Radiobrás, campanhas de interesse social, principalmente quando voltadas para comunidades longínquas, ganham poder quando veiculadas pelo rádio: “O Rádio é o único meio de comunicação de consegue alcançar grandes distâncias, é portátil, é muito mais barato do que qualquer outro veículo e permite que a pessoa esteja fazendo outras coisas enquanto escuta. Essas características, que já são importantes, aprofundam seu sentido quando ocorrem num país como Brasil, com locais de acesso mais demorado e onde outros meios que necessitam de energia elétrica ou de enormes antenas de transmissão local não chegam.”

A radionovela “Escravo, nem pensar!” faz parte do projeto “Vozes da Liberdade”, que também engloba um programa de rádio de mesmo nome, que é produzido pela Repórter Brasil. Disponível para acesso e download por qualquer internauta, o programa trata de temas cotidianos do universo do trabalhador e é veiculado por rádios comunitárias e comerciais em diversas regiões do país.

Estes arquivos podem ser divulgados e reproduzidos livremente, desde que não seja alterado o seu conteúdo e seja citada a fonte.

Versão para internet (32 Kbps)
Capítulo 1
Versão para rádio (128 Kbps)
Capítulo 1

Ficha Técnica
Duração:
41 minutos
Direção e Edição: Caio Cavechini
Roteiro: Artemisa Azevedo
Narração: Marli Alves e João Rodrigues
Trilha Sonora Original: Xavier Bartaburu
Atores: Julião (Francisco Cruz), Maria (Maria Lúcia Viana), Chico Maluco (Marcos André Gomes), Teresa (Gracinha Donato), Emiliano (Eliseu Araujo), Jonas (Fredson Silva).
Realização: Radiobrás, Repórter Brasil, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (MA).
Fonte:
Repórter Brasil

2 comentários:

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.