terça-feira, 29 de janeiro de 2008

UFRGS: NO CV 2008, NEGROS OBTÊM MENOS DA METADE DA COTA NA UFRGS

Maior universidade pública gaúcha divulgou o listão dos aprovados no primeiro exame realizado com reserva de vagas para cotistas

Candidatos autodeclarados negros obtiveram menos da metade da reserva de 15% para descendentes afros no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
No primeiro concurso pelo sistema de cotas da maior universidade pública gaúcha, eles conseguiram 6,8% das vagas a que tinham direito.
Ao anunciar o listão do vestibular, às 17h30min de ontem, o reitor José Carlos Hennemann ressaltou que os 30% de cotas sociais foram preenchidos. Como a reserva de 15% para os negros foi ocupada em menos da metade pelos 1.356 inscritos, ela absorverá os melhores colocados que ficaram de fora do bloco destinado a alunos de escolas públicas.
- A oferta de vagas foi integralmente preenchida. A escola pública sai valorizada do vestibular - disse Hennemann.
Pelo novo desenho, 70% das 4.312 vagas serão para os melhores classificados no vestibular. Os outros 30% serão preenchidos por 6,8% de autodeclarados negros e alunos egressos de escolas públicas. Na segunda-feira, o reitor deverá informar o aproveitamento dos vestibulandos nos 69 cursos. A expectativa é sobre o desempenho dos cotistas nos mais procurados, como Medicina e Direito.
Um dos candidatos negros que passaram no vestibular foi André Luís Carmo dos Santos, 30 anos, funcionário da UFRGS. Ao ler o seu nome, André Luís foi cumprimentar o reitor Hennemann. Ele desistiu da Faculdade de Direito numa universidade particular, porque não conseguiu pagar as mensalidades.- O negro tinha de ser reconhecido e valorizado - exultou o vestibulando, que cursará Filosofia.

Prova repetiu qualidade das edições anteriores
Um ritual que já é tradição acompanhou a divulgação do listão. Enquanto os nomes eram afixados num mural, no anexo da Reitoria, Hennemann leu o nome de uma aluna aprovada no curso de Farmácia, o mais antigo da UFRGS, criado em 1895.
O primeiro vestibulando a festejar, na UFRGS, foi Bruno Kauer, 19 anos, que passou para Odontologia. Abraçado à mãe, a professora Maria Alice, Bruno conseguiu ver o nome no mural antes mesmo de a consulta ser liberada. Utilizou o zoom da máquina fotográfica para visualizar de longe, porque um cordão de isolamento ainda bloqueava o acesso enquanto as listas eram colocadas na parede.
Reunindo 34.999 candidatos, o primeiro vestibular de cotas na maior instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul foi precedido de polêmica.
Grupos contrários e favoráveis à reserva se desentenderam. Os mais exaltados chegaram a fazer pichações racistas. Mas a universidade se manteve irredutível. Ontem, o reitor Hennemann assegurou que o vestibular com o sistema de cotas transcorreu normalmente e com a "mesma qualidade de anos anteriores".

Razões para o desempenho
Há explicações preliminares para o índice de aprovação de 6,8% entre os candidatos autodeclarados negros.
  • O número de inscritos, 1.356, foi considerado baixo.
  • O sistema de cotas sociais foi aprovado às vésperas do vestibular, não oferecendo tempo adequado para a preparação.
  • Outro argumento é que a oferta de vagas, em determinados cursos, foi maior do que o número de candidatos afrodescendentes.
  • Ainda existe a variante dos cursos mais disputados, como os funis dos cursis de Medicina e do Direito, que eliminaram centenas de concorrentes, inclusive os afros.

A avaliação

Integrante do Conselho Universitário que definiu o regime de cotas sociais, Junara Nascentes, 22 anos, considerou satisfatório o desempenho de candidatos autodeclarados negros no vestibular da UFRGS. Avaliou que o índice de 6,8% repete a média em outras universidades, devendo aumentar nas próximas edições.
Também participante do Fórum de Ações Afirmativas, Junara observou que os candidatos negros tiveram pouco tempo para se preparar, além de se desgastarem com os preconceitos sofridos.

Fonte: AP - Jornal Zero Hora 23.01.08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.