V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/ as Negros/as
Pensamento negro e anti-racismo: diferenciações e percursos
Goiânia - 29 de julho a 01 de agosto de 2008
O V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/ as Negros/as, será realizado em Goiânia, pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Goiás – UFG e da Universidade Católica de Goiás - UCG, com a participação de professores/ as da Universidade Estadual de Goiás - UEG, além de parceiros como órgãos governamentais nacionais, estaduais e municipais, entidades do movimento negro e empresas.
Nesta circular divulgamos tema, eixos temáticos, programação geral, cronograma e contato. Em breve divulgaremos site e e-mail do evento.
TEMA
O tema do V CBPN Pensamento negro e anti-racismo: diferenciações e percursos aponta para a necessidade de contínua reflexão acerca da produção de intelectuais negros/as, em grande parte “invisíveis” na ciência brasileira e nas sociedades científicas ainda que tenhamos indivíduos de renome nacional internacional. Além disso, o pensamento negro em foco tem um horizonte transnacional e comporta variações e divergências dentro de uma unidade de construção de uma representação negra plural no Brasil e no mundo, principalmente no tocante ao combate ao racismo, fenômeno multifacetado que, por sua vez, exige uma multiplicidade de interpretações e intervenções visando sua eliminação.
Nas diferenciações do pensamento negro destacamos sujeitos e temáticas: o pensamento feminista negro, a juventude, os grupos afro-LGBTT, a intelectualidade negra não acadêmica. Dentre os percursos podemos retomar desde a antiguidade das sociedades africanas como a voz e o texto de pensadores/as negros de meados do século XIX e do século XX, compreendendo os períodos escravista nas Américas e colonial na África.
O tema será trabalhado nas mesas redondas, grupos de trabalhos (GT’s) e comunicações de pesquisas, através de eixos temáticos que nortearão os GTs, as mesas Redondas e as Sessões de Pôsteres.
Eixos temáticos
1. Intelectualidades, feminismos e movimentos negros
2. Corporeidade, gênero e sexualidade
3. Educação e hierarquias étnico-raciais
4. África e diásporas africanas
5. Ações afirmativas, Estado e racismo institucional
6. Arte, ciência e tecnologia
7. Trabalho, raça e gênero
8. Territórios, religiões e culturas negras
9. Saúde e racismo ambiental
10. Juventudes e (re)existência
Para ler a circular completa clique aqui.
Saudações Afroamapaenses,
ResponderExcluirBoa tarde,
Desejo saber quais são os prazos, regras de s estrutura necessárias para envio de resumo e artigo para o COPENE. A título de colaboração, tais informações deveriam constar de maneira clara (nos links) do evento.
Aguardo resposta...
Piedade Videira