sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

PESQUISADOR NORTE-AMERICANO CRITICA HIP-HOP

Na verdade ele está criticando o comportamento duplo da maior parte dos negros norte-americanos, onde por uma lado conhecem sua história e por outro incorporam um discruso de vítimas do sistema. No caso o hip-hop para ele não ajuda essa situação pois, para ele, cria um corpotamento que não stimula o estudo ou a dedicação e sim uma encenação da vitíma revoltada.
Uma entrevista polêmica... abaixo um trecho. Para baixar a revista completa clique na capa.
Segue um trecho da entrevista:
O hip-hop faz mal
Para o intelectual John McWorther, o maior problema dos negros americanos não é o racismo, mas o costume de se achar vítima dos brancos.

Por Fábio Marton

Em Losing the Race: Self-Sabotage in Black America (“Perdendo a Corrida/Raça: Auto-Sabotagem na América Negra”), o lingüista John McWorther afirma que o pior problema dos negros é a própria vitimização. Alguns o chamaram de “traidor da própria raça” e “negro de aluguel”. Enquanto outros o abordaram na rua para dizer como o livro mudou a vida delas. A seguir, McWorther fala com a Super:
O que é a dupla consciência negra?
O que eu tento dizer com essa expressão é que, mesmo que ainda haja racismo na sociedade, o maior problema para a comunidade negra não é o que os brancos pensam dela. O problema é cultural, é interno, o modo como os negros tratam a si próprios. Acho que as pessoas precisam ajudar a si próprias e umas às outras. É assim que as sociedades evoluem. Os negros, na verdade, sabem disso, dizem isso para si o tempo inteiro. Mas, em público, quando há um branco por perto, passam a se fazer de vítimas, a falar sobre como a sociedade tem uma dívida, como o racismo é sutil, mas ainda está lá. É uma dupla consciência: você é uma vítima em público e um vitorioso em casa. E isso cria uma grande confusão na forma como o racismo é discutido nos EUA.
Você recentemente escreveu um artigo chamado Pare a Ku Klux Klan Negra. Existe um equivalente negro à KKK?
Claro que foi um recurso retórico, que eu tomei emprestado do [comentarista negro de esportes] Jason Whitlock. O caso é que, quando uma pessoa negra é morta, na maioria das vezes é por outra pessoa negra, envolvida com gangues e drogas. Esses assassinos são a KKK negra. Se um sujeito branco de uma escola do Sul tem um surto e sai matando negros, o crime é manchete em todos os jornais. Mas negros são alvejados por negros o tempo inteiro e o fato é considerado, banal, assunto sem importância. Os negros dão muita importância a quando um branco mata um negro, mas não a quando um negro faz a mesma coisa. Isso não está certo.
Para ler na integra clique aqui .
Para ampliar clique nas imagens. Para salvar as pagínas clique no botão direito do mouse e selecione "Salvar imagem como...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.