segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

UFMA ESCLARECE SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS

Retirado do site da UFMA

Presidente de Comissão diz que a ancestralidade não foi usada como critério de cotas no Vestibular
Dos 3.041 candidatos ao Vestibular da UFMA aptos para a entrevista pelo sistema de cotas para negros, 1.054 faltaram e 343 não obtiveram a validação, sendo remanejados para a disputa de vagas no sistema universal.
Os critérios adotados pela Comissão de Validação de Opção não tiveram caráter de rastrear identidades ou ancestralidades, mas assegurar a aplicação de critérios da justiça social a pessoas historicamente excluídas por critérios étnicos-raciais. Segundo o presidente da Comissão de Validação de Opção Carlos Benedito da Silva, o objetivo das entrevistas foi evitar certos oportunismos e assegurar a legitimidade das cotas dentro da Universidade. “A comissão privilegiou não só as características fenotípicas dos candidatos mas os motivos que os levaram a tal opção”, explica.
A comissão é formada por 29 membros de entidades sociais, entre eles representantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, do Movimento Negro Unificados (MNU), do Programa de conexão dos Saberes, professores e alunos da UFMA e do Conselho Municipal da Comunidade Afrodescentes de São Luís (COMAFRO).
Segundo o presidente da Comissão “os candidatos que se apresentaram como negros a partir das descendências de avós paternos ou maternos, ou ainda filhos de casamentos mistos, cujas características fenótipas não se enquadraram nos requisitos de “passíveis de discriminação , tiveram suas opção invalidadas na modalidade de Cotas para negros, sendo remanejadas para o Sistemas Universal”.

Lugar: UFMA
Fonte: ASCOM/JosieData da Notícia: 11/02/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.