sábado, 8 de março de 2008

TIO SAM ESTÁ DE OLHO NO SEU SITE

É ainda tem gente que acha que é mania de perseguiçao. Retirado do UolTecnologia.blogs

Mundo Web
Tio Sam está de olho no seu site

Se você tem um domínio .com, saiba que o conteúdo do seu site está sendo vigiado pelo governo dos EUA. E caso encontre "razões de Estado", o governo do Tio Sam pode ordenar a desativação do domínio independentemente da localização do "dono" do site.
Um exemplo é o agente de viagens inglês Steve Marshall. Ele mora na Espanha e vende pacotes de viagens para inúmeros destinos, um deles é a ilha de Cuba. O caso do inglês virou escândalo e foi parar nas páginas do New York Times.
Marshall possui dezenas de sites: literários (www.cuba-hemingway.com); sobre história (www.cuba-havanacity.com); e claro, os de venda de viagens: para os turistas italianos (www.ciaocuba.com) e franceses (www.bonjourcuba.com).
Em outubro, 80 dos sites de Marshall pararam de funcionar. O alerta veio por meio das falhas nas reservas dos turistas interessados em ir à ilha caribenha. Os sites estavam na lista negra do Departamento do Tesouro Americano e o fato não havia sido notificado à Marshall.
Ou seja, sites operados por um inglês via uma agência de viagens espanhola estão sob a jurisidição da lei de Internet norte-americana. Nas palavras do inglês: "Pior ainda, nem mesmo uma ação judicial é requerida para censurar conteúdos online". Aos poucos, Marshall reativou os sites sob o domínio .net.
A alegação do governo americano chega a soar bizarra: "Marshall ajudou a violar a proibição de americanos viajarem a Cuba. Além disso, estava gerando recursos para um regime opressor", disse John Rankin, porta-voz do Departamento do Tesouro americano.
Segundo Rankin, "as empresas americanas deveriam parar de negociar com Marshall". O caso chega a ser difícil de classificar: uma intervenção direta em negócios de uma empresa não-americana.
O fato de muitos registradores de domínio estarem baseados nos EUA dá ao Departamento do Tesouro americano controle sobre muitos sites mundo afora. Ainda que eles não tenham cunho ideológico, como o caso dos sites de Marshall - usados para vender viagens. Mas nem todos os sites de Marshall foram desativados.
Ainda é possível acessar www.cuba-guantanamo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.