quarta-feira, 30 de abril de 2008

Brasil ajudará proteção social na África

Retirado do site do PNUD Brasil

Ministério do Desenvolvimento Social fará intercâmbio com quatro países africanos para auxiliar no aperfeiçoamento de projetos sociais--> Brasília, 25/04/2008
OSMAR SOARES DE CAMPOS - da Prima Pagina

O governo brasileiro vai firmar um acordo com quatro países africanos para ajudá-los a elaborar e aperfeiçoar projetos sociais. A iniciativa, financiada pelo governo britânico e apoiada pelo PNUD, é capitaneada pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), que espera ter pelo menos duas nações de língua portuguesa entre os beneficiados.
O intercâmbio técnico faz parte do Programa Brasil-África de Cooperação em Proteção Social, ao qual estão ligados o DfID (Ministério Britânico para o Desenvolvimento Internacional) e o
Centro Internacional de Pobreza, uma instituição de pesquisa do PNUD resultado de uma parceira com o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).
Os possíveis parceiros africanos do Brasil devem ser contatados na semana que vem, em Uganda, durante um encontro regional da União Africana. O MDS estuda estabelecer a cooperação com Angola, Moçambique (ambos de língua portuguesa) e Gana, além de um quarto país ainda não definido. "Mas só depois desse primeiro contato [em Uganda] é que vamos ter dados mais palpáveis", afirma Rawlinson Dias Rodrigues, responsável no MDS pela coordenação de combate à pobreza e Bolsa Família na Assessoria Internacional.
As parcerias devem se inspirar num projeto piloto feito entre Brasil e Gana para a elaboração de um programa de transferência de renda implantado no país africano, o LEAP (Livelihoods Empowerment Against Poverty). No caso de Gana, portanto, ocorreria uma espécie de acompanhamento da evolução apresentada a partir da assistência técnica brasileira, concretizada por meio de três missões ao país entre agosto e outubro do ano passado.
Três técnicos brasileiros (um ligado ao Bolsa Família, outro a segurança alimentar e nutricional e um terceiro a assistência social) estarão em Kampala, capital de Uganda, entre 26 e 28 de abril, para apresentar a experiência do Brasil em programas sociais — o evento é a primeira de três reuniões preparatórias para uma conferência ministerial de países africanos a ser realizada em outubro, na Namíbia. Uma vez definidos os países com que o Brasil fará o intercâmbio técnico, representantes das quatro nações escolhidas vão a Brasília, possivelmente em julho, para detalhar como será a cooperação.
"Esse intercâmbio converge para a política externa do Brasil. O presidente Lula, nas viagens que faz à África, sempre reforça a necessidade de o Brasil dar uma atenção especial aos países africanos", afirma Rodrigues. "Ele possibilita ainda revermos nossas atividades. O ganho técnico deles é muito grande, mas nós também conseguimos rever o que fazemos sob uma nova ótica", acrescenta.
Para o Centro Internacional de Pobreza, essa cooperação ajuda a aprimorar a aplicação de programas sociais em países africanos. "O Brasil tem reconhecidamente uma boa estrutura de proteção social e, portanto, tem muito a oferecer para alguns países africanos", afirma Melissa Andrade, mestre em políticas sociais e países em desenvolvimento pela London School e funcionária do Centro de Pobreza. "Esse programa acontece no âmbito de uma nova modalidade nessa área de desenvolvimento, que é a idéia Cooperação Sul-Sul", completa.

Possíveis parceiros

Moçambique
População: 20,5 milhões
Índice de Desenvolvimento Humano: 0,384
Analfabetismo: 61,3%
Expectativa de vida: 42,8 anos
População vivendo com menos de U$ 1 por dia: 36,2%
Angola
População: 16,1 milhões
Índice de Desenvolvimento humano: 0,446
Analfabetismo: 32,6%
Expectativa de vida: 41,7 anos
População vivendo com menos de U$ 1 por dia: não disponível
Gana
População: 22,5 milhões
Índice Desenvolvimento humano: 0,553
Analfabetismo: 42,1%
Expectativa de vida: 59,1 anos
População vivendo com menos de U$ 1 por dia: 44,8%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.