domingo, 27 de abril de 2008

MAIS UM ATAQUE DA GLOBO AS COTAS DA UERJ

Retirado do site do jornal O Globo

Cotas na Uerj: mais oferta do que procura - O Globo OnlineIr para conteúdo

Sistema de cotas
Cotas na Uerj: mais oferta do que procura
Plantão Publicada em 25/04/2008 às 19h00mRJTV


RIO - A Universidade Federal Fluminense (Uerj) foi a primeira universidade do Brasil a adotar o sistema de reserva de vagas. Cinco anos depois, o número de estudantes que se inscrevem pelo sistema no vestibular tem diminuído. Em mais da metade dos cursos, há mais vagas reservadas do que candidatos. Entre os alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as opiniões se dividem, mas muitos são favoráveis às cotas.
- Eu sou a favor do sistema de cotas, porque acho que os estudantes negros e os de colégios públicos têm mais dificuldade de entrar na universidade - comentou uma estudante.
- A educação no Brasil deve ser mudada na base, e não com essa medida - argumentou outra jovem.
O sistema de cotas da Uerj, reserva 45% do total de vagas da universidade aos cotistas, sendo 20% para alunos da rede pública, 20% para candidatos negros e 5% para portadores de deficiência, índios e os filhos de policiais, bombeiros e inspetores de segurança mortos em serviço ou incapacitados em razão do trabalho.

O número de cotistas matriculados na Uerj só foi maior do que o de alunos sem reserva de vagas no ano de 2003. Hoje, dos 46 cursos da universidade, em 31 deles não há candidatos suficientes para preencher a oferta.
A Sub-reitora de Graduação, Lená Medeiros, diz que há vários motivos para explicar a baixa procura: dificuldade de conteúdo, de pagar os custos de ali-mentação, transporte e material escolar. A Uerj dá uma bolsa inicial de R$ 190 mensais aos cotistas. De acordo com a universidade, esse valor será reajustado ainda este ano.
- Há cursos em que o material didático é muito caro. Esse ano vamos contar com uma cota de orçamento para tentar suprir essas necessidades - diz Lená.
As inscrições para o vestibular da Uerj terminam, dia 30 de abril. Todos os candidatos devem fazer as provas e a seleção dos cotistas acontece num outro momento do processo, no segundo semestre. As vagas do sistema de cotas que não são preenchidas retornam para os não-cotistas.
A inscrição é feita pela internet. Quem não tem computador pode ir ao campus da Uerj, no Maracanã, na Zona Norte e usar um dos computadores da universidade.
(Leia mais: Cotistas deverão receber bolsa de estudo durante toda a
universidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.