quarta-feira, 30 de abril de 2008

NA BAHIA, COORDENADOR DA MEDICINA DA UFBA CULPA "BAIXO QI DOS BAIANOS"

Retirado s do site da Folha on line

30/04/2008 - 14h34
Na Bahia, coordenador atribui resultado a "baixo QI dos baianos"
RENATA BAPTISTAda Agência Folhada Folha de S.Paulo, em Brasília


O Ministério da Educação divulgou ontem
a lista dos 17 cursos de medicina que serão supervisionados por causa das baixas notas dos seus alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Para o coordenador do curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Antônio Dantas, 69, o baixo rendimento dos alunos da faculdade no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) se deve ao "baixo QI [quociente de inteligência] dos baianos".
Os alunos de medicina da UFBA obtiveram conceito dois no exame. "Se não houve boicote dos estudantes, o que não acredito, o resultado mostra a baixa inteligência dos alunos."
Para Dantas, que é baiano, o corpo docente da faculdade é qualificado e não seria justificativa para o mau resultado no exame. O coordenador disse que o suposto baixo QI dos baianos é hereditário e verificado "por quem convive [com pessoas nascidas na Bahia]".
"O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria", afirmou, ressalvando que há exceções a sua regra.
Questionado se já foi alvo de críticas, Dantas disse que é "franco" e que "reconhece a limitação dos que o cercam". Ele afirmou que não foi notificado pelo MEC sobre os resultados e que vai analisar os erros dos alunos assim que recebê-los.
A diretora da Faculdade de Medicina da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Rosana Vilela, disse que uma possível explicação para o baixo rendimento dos alunos de medicina (conceito dois) foi a mudança no currículo em 2006.
"A nota [do Enade] é construída basicamente em cima da nota do concluinte, que é o aluno do currículo antigo, sendo que a prova é feita baseada nas novas diretrizes que norteiam o currículo novo", disse.
A UFPA (Universidade Federal do Pará) --que recebeu conceito dois- informou, em nota, que só se pronunciará sobre a avaliação quando for notificada. Na UFAM (Universidade Federal do Amazonas), ninguém foi localizado para comentar a nota do Enade.
Boicote
Para Arquimedes Ciloni, presidente da Andifes (associação que representa os reitores das universidades federais), é provável que o desempenho ruim de quatro cursos de medicina de universidades federais no Enade seja resultado de um boicote dos estudantes.
"Chama a minha atenção a situação da UFBA, que tem condições de oferta de ótima qualidade", afirmou.
Ele citou ainda o fato de a universidade ser considerada tradicional --ela abriga o primeiro curso de medicina criado no Brasil, no ano de 1808. Para Ciloni, embora não seja um fator decisivo para o desempenho dos estudantes, um dos maiores problemas dos cursos de medicina das instituições federais hoje é a dívida dos hospitais universitários.
O débito --que, segundo ele, já soma R$ 450 milhões-- dificulta a modernização dos equipamentos, disse. A Folha procurou a Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares), mas ninguém ligou de volta até o fechamento desta edição.
Colaboraram SÍLVIA FREIRE, da Agência Folha, e KÁTIA BRASIL, da Agência Folha, em Manaus

Comentários dos leitores
Armando S Marangoni (7) 30/04/2008 18h03
BELO HORIZONTE / MG
Taí. Gostei desse cara. Não se importa em expor suas idéias, mesmo ridículas. Talvez o Sr. Dantas possa revelar as fontes das evidências do que afirma.O senhor tem, Sr. Dantas? Porque se tiver, puxa! Eis aí uma correção histórica (mesmo): as raças humanas existem! Há diferenças entre os homens que estão além dos conceitos. Tem gente que é realmente pior que os outros, querendo ou não. É genético, ou talvez uma conseqüência do clima, ou do acarajé, ou da compaixão...Mas, se não tiver claras as provas da inferioridade intelectual bahiana, mesmo assim, parabéns ao senhor, que não tem medo de expor sua opinião e mostrar como nós ainda pensamos no Brasil.Nós, no entanto, somos uma nação incrivelmente pacífica, se comparadas às outras todas do mundo. Afinal, que diria que o Tibet estaria no centro de uma discussão política que provoca mortes?

Francisco Diniz Lopes Neto (4) 30/04/2008 17h40
E OLHA QUE O CARA É O COORDENADOR DO CURSO, ELE FAZ MUITA BESTEIRA OU FALOU MUITA BESTEIRA!!!

Jorge Adauto Martins Martins (2) 30/04/2008 17h25
CURITIBA / PR

Lamentável, profundamente triste e infeliz esta manifestação deste coordenador. Antes de mais nada, deveria ele fazer uma auto-análise para tentar saber das causas da má avaliação do curso por ele coordenado. Talvez, seja ele próprio a causa maior.Liga não, doce povo BAIANO. VOCÊS SÃO O MAIOR COEFICIENTE DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO MUNDO. Como disse o Caetano: Baiano não nasce. Estréia na passarela da vida.Parabéns, galera.
Comente esta reportagem
Veja todos os comentários (6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.