quinta-feira, 10 de abril de 2008

OAB, MEC E PF ENTRAM NAS NEGOCIAÇÕES PAR ADESOCUPAR REITORIA DA UNB

Retirado do site do CorreioWeb

08/04/2008
18h43-

As negociações para acabar com invasão dos alunos da Universidade de Brasília (UnB), que há seis dias ocupam a reitoria da instituição, já alcançaram âmbito nacional. Além da Polícia Federal, os estudantes agora conversam com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério da Educação (MEC), intermediados pela Associação dos Docentes da UnB (Adunb). Eles também se organizam em assembléia para definir os rumos do movimento. Mas, por enquanto, o impasse continua.
Durante toda a tarde desta terça-feira, o presidente da OAB, Cezar Britto, professores e funcionários da UnB, assessores do reitor Timothy Mulholland e representantes do movimento estudantil se reuniram a portas fechadas para negociar uma forma pacífica de encerrar a discussão. A pedido dos alunos, no início da tarde, a presidente da Adunb, Rachel Nunes, conversou com o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre a crise instaurada na universidade desde a última quinta-feira. “Estamos unindo todos os esforços no sentido de garantir a negociação efetiva entre as partes, queremos garantir que não haja força policial e que o abastecimento de água e luz seja retomado, pois como está ficando difícil até para conversar”, comenta a representante dos professores da UnB.
Segundo Rachel Nunes, Fernando Haddad mostrou-se solidário e preocupado com a integridade física dos alunos. No entanto, o ministro disse que respeita a autonomia da universidade pública e, portanto, não vai interferir diretamente no caso. “Nós nem queremos intervenção na universidade, mas o ministro serve como mais um canal para facilitar o restabelecimento das negociações”, ressalta a presidente da Adunb.
A Polícia Federal também participa das negociações e pediu aos manifestantes que desocupem parte do prédio. A expectativa é de que os alunos respondam à proposta até a manhã desta quarta-feira. Neste momento, os estudantes estão em assembléia para discutirem mais uma vez os rumos da manifestação.

Reitor da UnB é denunciado por improbidade administrativa
Alunos decidem esvaziar salas de aula para pressionar reitor

Servidores da UnB protestam contra ocupação da reitoria
Verba para saúde dos índios é consumida em festas grã-finas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.