Doutorandos brasileiros podem se inscrever até 30 de junho
Já estão abertas as inscrições para o Programa Colégio DoutoralFrancoBrasileiro. A iniciativa, fruto da parceria entre a Capes (CoordenaçãodeAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CPU (Conselho dePresidentes de Universidades Francesas), oferece bolsas de estudos namodalidade doutorado-sanduí che a estudantes brasileiros e franceses.
Os interessados podem se inscrever até 30 de junho.
Há oportunidades nas diversas áreas do conhecimento em regime deco-orientação ou co-tutela. No caso de co-tutela, o programa teráduração de12 a 24 meses. Para os inscritos na categoria de co-orientação, apermanência deverá ser de 12 meses. O início das atividades estáprevistopara outubro de 2008 na França.Para participar do processo seletivo do Colégio Doutoral FrancoBrasileiroé preciso ser aluno regularmente matriculado em um curso depós-graduaçãoavaliado com nota igual ou superior a cinco. Na França, a iniciativa évoltada apenas para estudantes de universidades consorciadas com o CPU.
Os candidatos aprovados recebem bolsas mensais de 1,1 mil euros,passagensaéreas em classe econômica, auxílio-instalaçã o e seguro-saúde.
Além disso,se estiver previsto no acordo entre as instituições, o orientadorestrangeiro receberá diárias para participar da defesa de tese de seuorientando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.